Faculdades

Faculdade Mackenzie Brasília implementa simuladores jurídicos eletrônicos

Sistema atualiza os componentes curriculares ao ambientar os graduandos nos procedimentos digitais que vêm sendo incorporados na atual conjuntura forense

17.10.202217h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade Mackenzie Brasília implementa simuladores jurídicos eletrônicos

A realidade judiciária, assim como quase todas as áreas de uma sociedade moderna, passa por diversas mudanças e, para acompanhar o desenvolvimento cada vez mais veloz das novas tecnologias, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) adotou, como parte integrante da formação em Direito, os simuladores eletrônicos do processo jurídico.

Proporcionar aos estudantes uma experiência dinâmica, além de fazer um bom uso dos recursos digitais, também desenvolve a teoria acadêmica da sala de aula numa realidade prática que acompanha, com grande similaridade, o dia-a-dia do mercado de trabalho que vem se atualizando vertiginosamente.

Os softwares disponibilizados realizam atividades em 1º grau conforme os trâmites dos Processos Jurídicos Eletrônicos (PJe) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A partir da reprodução tela por tela e passo a passo, o aluno é estimulado a operar, ainda na graduação, com os sistemas que lidará em seu cotidiano profissional após a conclusão do curso.

“Ainda no ambiente acadêmico, o aluno pode aprender a operar o sistema oficial dos serviços jurídicos e assim, habituar-se com o conhecimento necessário que será demandado no seu dia-a-dia como advogado ou outro profissional da área. Esse fato já o deixa mais preparado para o mercado e aumenta as chances de conseguir um estágio ou, mais pra frente, um emprego”, explicou Rennan Neves, representante da TWM, desenvolvedora do simulador.

A adesão à ferramenta surge como uma solução aos obstáculos que ainda  são enfrentados por muitos profissionais da área que sentem grande dificuldade de assimilação durante os primeiros anos de trabalho. Quanto antes o universitário aprender a lidar com essa tecnologia, mais preparado ele estará para sua futura atuação nos meios jurídicos.

Atuação em conjunto dos componentes curriculares

A iniciativa coloca a instituição em destaque pela inovação que acontece a partir de uma parceria com a TWM, a única empresa que desenvolve esse tipo de programa na academia. Além disso, a adoção dos simuladores agrega ao papel social que já é desempenhado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade.

Este último, projeto da FPMB, fomenta nos graduandos a atitude de intervir positivamente no contexto comunitário ao ajudar aqueles que, muitas vezes, por dificuldade de acesso à Justiça ou falta de informação, tendem a ser marginalizados de seus próprios direitos como cidadãos. Leia mais sobre o NPJ clicando aqui.