FAU promove webinar com participação de arquiteto português premiado

Evento contou com a presença de especialista norte-americano premiado na área 

13.10.202214h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU promove webinar com participação de arquiteto português premiado

Na última quinta-feira, 06 de outubro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu um webinar para discutir as soluções da Arquitetura em prol das mudanças climáticas. A iniciativa fez parte da programação do 10° Fórum de Pesquisa, com a participação do arquiteto Camilo Gonçalves, da Florida International University (FIU), de Miami. 

Para a coordenadora de Pesquisa da FAU, professora Roseli Maria Martins D Elboux, discutir o tema é fundamental para os alunos que estão aprendendo sobre o exercício da Arquitetura. “Escolhemos temáticas contemporâneas com repercussão, pensando sempre na mobilidade das cidades, economia, novas fontes de energia, ou o uso mais racional dos materiais”, frisou. 

A palestra, ministrada por Camilo Rosales, que foi dividida em partes: a primeira apresentou quatro residências solares; na segunda etapa, o convidado mostrou as economias de energia em edifícios municipais.  

Ele também expos o projeto da casa elaborada em Costa Rica e mencionou as quatro casas projetadas, a de Miami, outra de Miami que foi transferida para Washington, e a última planejada em Valdivia, no Chile, para a universidade de Valdivia. 

Segundo o especialista, essas casas estão em áreas climáticas radicalmente diferente. Alguns projetos foram desenvolvidos em regiões tropicais, e outros transportados para Washington, que é bem mais frio. “Tivemos que lidar com questões de resfriamento e ar-condicionado para climas muito diferentes”, pontua Rosales. Ele ainda explicou que algumas dessas produções contaram com participação de seus alunos ao longo de um ano. 

“Trouxemos Camilo para o webinar porque além de termos pesquisas em conjunto, seu trabalho é pensando de uma forma humanizada. Receber iluminação, numa situação pós-covid, onde as pessoas ficaram isoladas, às vezes sem olhar para fora de casa, transforma a vida das pessoas, e é isso que ele tem feito”, explicou a professora de Arquitetura da FAU,  Loyde Vieira Harbich. 

Para a também professora da FAU, Perola Brocaneli, a discussão é necessária. "Por quê a transformação do planeta passa pelas cidades e quanto mais sustentáveis ou eco eficientes, é de maior relevância ao impacto que podemos mudar, ampliar, gerenciar”, comentou. 

Sobre o palestrante 

Samuel Gonçalvez, nasceu em 1988, formou-se em arquitetura em 2012 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Ele trabalhou durante um ano no estúdio chileno elemental, dirigido pelo Alejandro Aralena.  

Em 2015 ele fundou o seu estúdio, por meio da incubadora de ciências e tecnologia da Universidade do Porto.  Summary é a empresa responsável pela arquitetura do sistema construtivo COMSU, que foi selecionado como finalista no Prêmio Nacional de Indústrias Criativas, já no seu ano de fundação.  

Em 2016 o Summary participou com o mesmo projeto, de uma exposição principal da Bienal de Veneza, apresentando a instalação em 2017, no qual recebeu o prêmio da categoria habitat. No mesmo ano o estudo é nomeado como finalista do concurso IAP promovido pelo Museu Italiano Maxi em parceria com o Moma. Em 2018 ele recebe distinção com o prêmio Underfore do Europian Design Awords, integrando a lista dos 40 arquitetos e designers emergentes mais promissores da Europa. 

A partir de 2018, o estúdio inicia uma cooperação com a comunidade educativa e acadêmica global através do desenvolvimento de uma exposição virtual e imaterial sobre arquitetura pré-fabricada.