O Curso de Bacharelado em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem como objetivo principal formar profissionais com competências e habilidades múltiplas que privilegiam a atuação ampla generalista desta área de conhecimento, diante das complexas e rápidas transformações da sociedade, especialmente dos processos produtivos e culturais ligados à sociedade contemporânea.
Criado no início da década de 1970, o curso de bacharelado em Desenho Industrial, nomenclatura usual na ocasião, adquiriu maturidade ao longo do seu percurso, atendeu áreas e necessidades específicas nas décadas de 1970 e 1980 com as habilitações do projeto de produto e programação visual, duas importantes sub-áreas de conhecimento. Em 2006, o Curso, já integrado à FAU-Mackenzie, passa a denominar-se "Design", privilegiando assim a abordagem projetual, marca característica da Escola.
O atual Projeto Pedagógico, alinha-se às tendências contemporâneas nacionais e internacionais, que tem como foco a atuação do designer de forma ampla e flexível. Sendo o Design uma atividade criativa e voltada à busca de melhorias na forma, na função e na simbologia de todo o ambiente construído, o curso de Design da FAU-Mackenzie prioriza saberes multidisciplinares e transdisciplinares, integrando teoria e prática. Busca-se a capacitação do profissional para a flexibilidade de ações e para a autonomia na aquisição de conhecimentos, a fim de que este protagonize contribuições nos diversos campos do design, seja no setor produtivo ou de serviços, na esfera pública ou privada, nas associações sem fins lucrativos, em atividades de pesquisa acadêmica e como agente empreendedor.
O Mercado de Trabalho
O designer tem grande responsabilidade na sociedade ao colocar o ser humano no centro de suas atividades projetuais que dão forma aos bens e serviços constituintes da cultura material contemporânea. A profissão do design está em constante evolução e contribui com criatividade, inovação e visão sistêmica junto aos mais diversos setores da economia como um todo.