HUEM apresenta projetos para vereadores de Curitiba

Parlamentares do munícipio conheceram propostas como a criação de um centro de reabilitação auditiva, visual e intelectual

24.09.202118h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM apresenta projetos para vereadores de Curitiba

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu, nesta sexta-feira, 24 de setembro, a visita de 27 dos 38 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (PR). Na ocasião, os parlamentares assistiram a uma apresentação do diretor-geral do HUEM, dr. Rogério Kampa, sobre as atividades desempenhadas pela instituição e os projetos para o futuro.

“O Hospital tem papel fundamental na saúde do município, especialmente no atendimento pelo SUS à população curitibana. É muito importante contarmos com o apoio dos vereadores para implementarmos novos projetos com objetivo de dar continuidade à transformação que estamos promovendo nesta instituição”, afirma Kampa.

A apresentação destacou a situação em que se encontrava o Hospital antes da posse do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), com estrutura física deteriorada, riscos jurídicos, saúde financeira comprometida, gestão inadequada e a confessionalidade abandonada.

Em seguida, os vereadores conheceram as melhorias já implementadas a partir de 2019, como a revitalização da fachada, implantação do Ambulatório na Avenida Iguaçu, criação da nova ala pediátrica, inauguração do novo Pronto-Socorro, a unidade de atendimento a convênios, nova UTI cirúrgica, UTIs reservadas para Covid, o Centro de Oncologia, Unidade da Mulher, novo Ambulatório Pediátrico e o Banco de Multitecidos Humanos.

Projetos

Entre os futuros projetos apresentados, o que mais chamou a atenção foi o Centro Especializado de Reabilitação (CER), que pretende oferecer serviços de reabilitação auditiva, visual e intelectual. Este último voltado para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto foi apresentado pela neuropediatra dra. Mariane Wehmuth Furlan Euláli, que descreveu o objetivo de implantar um serviço de reabilitação às pessoas com deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua, a fim de torná-las capazes de participar da vida educacional, do mercado de trabalho e da vida civil.

O TEA acomete uma em cada 54 crianças em idade escolar. O atendimento inclui terapias em equipe multidisciplinar, apoio pedagógico e suporte à inclusão escolar e atividades de interesse como esportes, arte, robótica e programação.

Para colocar a ideia em prática, o HUEM necessita de investimentos para sua estruturação, reforma e aquisição dos melhores equipamentos. Os parlamentares se mostraram interessados e dispostos a colaborar para que o CER torne-se uma realidade que vai ajudar o cotidiano de muitas famílias curitibanas.

Emendas

A vereadora Noemia Rocha, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal destacou o papel do HUEM na saúde da capital. "Dr. Rogério Kampa nos trouxe os avanços em todas as áreas que o hospital obteve, sendo sempre parceiro da cidade no atendimento à população", disse Noemia.

A vereadora confirmou o interesse dos parlamentares  em auxiliar na implantação do Centro de Reabilitação. "Os vereadores saíram entusiasmados para colaborar com essa iniciativa relevante e pioneira no Brasil. Vamos nos articular para levar recursos das emendas parlamentares para o projeto do Centro Especializado de Reabilitação, essa demanda tão importante", ressaltou.