A foto foi tirada embaixo do mar e mostra lixos perto dos peixes.
Nossos Talentos

Curso de Jornalismo do Mackenzie é finalista em premiação da Abraji

Trabalho de estudante teve orientação do professor Hugo Harris

18.08.202115h22 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Curso de Jornalismo do Mackenzie é finalista em premiação da Abraji

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Oceano à deriva”, da aluna Camila Mendonça de Oliveira, sob orientação do professor Hugo Harris, do Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, é um dos seis que serão apresentados no VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, que faz parte do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Neste mês, a mackenzista também foi premiada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Sudeste.

Hugo Harris destaca que um prêmio como esse é importante para o curso de Jornalismo e para a própria aluna, que está começando sua carreira. “Ela será ainda mais estimulada a trabalhar na estruturação de sua carreira e mostra que seu mérito é valorizado. Para o curso, trata-se de uma entidade de grande reconhecimento que verifica nos trabalhos como representativos e de qualidade, o que reflete diretamente sua excelência”.

Além da apresentação, os mesmos trabalhos concorrerão a uma premiação dividida em três categorias. “Oceano à deriva” está classificado como “Produto Jornalístico”. As outras categorias são “Dissertação” e “Livro Reportagem”.

A peça produzida pela mackenzista é uma reportagem hipermídia sobre a poluição oceânica, em especial a presente na orla de Santos. Camila investigou diversos trabalhos científicos e falou com especialistas para compreender quais são os materiais presentes em maior quantidade nas águas brasileiras. Desde medicamentos até cocaína, a concentração é alarmante, o que demonstra a relevância do trabalho.

Segundo o professor, Camila sempre foi muito proativa. “Era uma das primeiras a trazer texto pronto para verificação. A curiosidade é que ela ia fazer um documentário e desistiu, por causa da pandemia. Porém, para o trabalho transmídia era necessário fazer pequenos vídeos. Na somatória dos vídeos, a duração ficou maior que uma peça documental que fazemos no TCC. Ou seja, por causa da pandemia, a Camila acabou trabalhando mais, escrevendo um excelente texto e nos brindando com uma reportagem complexa e muito completa”, afirma.

As apresentações vão ocorrer a partir das 16h30 do dia 28 de agosto, com mediação de Thays Lavor, diretora da Abraji.