Imagem com vários livros abertos

Alunos do Mackenzie ganham prêmios na Expocom Sudeste

Trabalhos foram condecorados em três categorias diferentes

17.08.202114h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Mackenzie ganham prêmios na Expocom Sudeste

O curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, conquistou três prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Sudeste, no dia 4 de agosto. O prêmio é destinado aos melhores trabalhos produzidos por estudantes de comunicação e é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a maior sociedade de pesquisadores desta área do Brasil.

Na categoria Produção Audiovisual para Mídias Digitais, a aluna Camila Mendonça de Oliveira ganhou o prêmio com o trabalho Oceano à deriva. Ela conta que a escolha do tema surgiu de uma necessidade em abordar a questão da poluição marinha, principalmente em uma região tão próxima dela, como Santos. “Durante minhas pesquisas, o que me chamou mais a atenção foi que há a presença de cocaína e produtos farmacêuticos no mar - principalmente por ser uma poluição que é ‘invisível’ aos olhos, muito diferente do lixo plástico na areia, que já é uma pauta comum na região,” afirma a estudante.

O orientador e professor de jornalismo, Hugo Harris, diz ter muito orgulho da aluna pela conquista, por ela ter sido incansável em sua apuração. Ele ainda afirmou que a UPM demonstra protagonismo no curso. “Foram três prêmios, mas dos 24 produtos do Mackenzie enviados para concorrer, 17 foram finalistas entre os melhores em cada categoria. Trata-se de um número muito significativo”, destaca.

A escolha do tema do trabalho EME para mães, vencedor na categoria Blog, foi a partir de uma experiência na vida de Julia Dias Taschetto. A estudante retrata momentos da sua realidade como mãe. “Engravidei quando estava no primeiro semestre da faculdade, com 18 anos. Desde então eu já sabia que conduziria meu trabalho para a área da maternidade, o processo de construção foi bem libertador e entender um pouco mais sobre a maternidade fez eu me sentir mais leve e menos culpada”, relata Julia Taschetto.

“Sou mãe também e várias coisas que ela colocou no Blog foram interessantes para mim. Até como leitora do trabalho é importante. Além disso, como professora, cada vez que a gente orienta um aluno no TCC é um tema diferente e uma nova oportunidade de aprendizado em ambas as partes”, afirma a professora de Jornalismo e também orientadora de Julia Taschetto, Denise Paiero.

O terceiro finalista foi Bruno Roque, que ganhou o prêmio na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio, com o trabalho Jornalismo e memória, um podcast sobre os bastidores das coberturas jornalísticas

A professora de Jornalismo e orientadora do Bruno Roque, Marcia Detoni, percebeu a necessidade de trazer esse assunto em suas aulas. “O trabalho do Bruno é muito bonito e trouxe muitas reflexões a respeito da profissão, principalmente por não conversarmos muito com os alunos sobre as dificuldades que eles enfrentam nessas coberturas que envolvem grandes emoções. Eu percebi que a gente precisava falar mais sobre as coberturas que mexem com a dor”, destaca.

Para Bruno, o Mackenzie e os professores foram muito importantes em sua trajetória acadêmica, principalmente nessa etapa do trabalho final. “A infraestrutura me proporcionou fazer um trabalho de qualidade, que eu talvez não tivesse em outros lugares, a disponibilidade de técnicos para me ajudar na construção do trabalho. Eu era aluno bolsista e tive as mesmas oportunidades que qualquer outro aluno. Me orgulho de ser mackenzista”, completa Bruno Roque.