Ciência de Dados

Cooperação técnico-científica para intercâmbio de conhecimento e informação; desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em processos, produtos e serviços; avaliação e melhoria de processos; e assessoria e consultoria nas áreas de ETL e Visualização, Data Analytics, e Big Data.

Sistemas Interativos

Cooperação técnico-científica para intercâmbio de conhecimento e informação; desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em processos, produtos e serviços; avaliação e melhoria de processos; e assessoria e consultoria nas áreas de Interface Humano-Computador​, Jogos Digitais e suas aplicações​, Tecnologias de Apoio à Educação​, Realidade Virtual e Aumentada​, Tecnologias Vestíveis​, Governo e Democracia Digital.

Inteligência Artificial

Cooperação técnico-científica para intercâmbio de conhecimento e informação; desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em processos, produtos e serviços; avaliação e melhoria de processos; e assessoria e consultoria nas áreas de Aprendizagem de Máquina​, Processamento de Língua Natural​, Otimização de Sistemas e Processos​.

Engenharia e Produção de Software

Cooperação técnico-científica para intercâmbio de conhecimento e informação; desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em processos, produtos e serviços; avaliação e melhoria de processos; e assessoria e consultoria nas áreas de Gestão, Modelagem e Automação de Processos​, Design e Desenvolvimento Mobile​, Residência em Software​.

Infraestrutura de TI​

Cooperação técnico-científica para intercâmbio de conhecimento e informação; desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em processos, produtos e serviços; avaliação e melhoria de processos; e assessoria e consultoria nas áreas de Computação em Nuvem​, IoT, Processamento de Alto Desempenho​.

COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL, INOVAÇÃO E CIDADANIA

Esta linha de pesquisa investiga os conceitos e práticas comunicacionais relacionadas ao empreendedorismo, desenvolvendo soluções que potencializam a geração de valor ao operar com qualidades intrínsecas aos processos de comunicações interculturais. Essa práxis deve considerar o empreendedorismo e, especialmente, o microempreendedorismo; o papel mediador desempenhado pelas redes sociotécnicas, que transformam os processos comunicacionais em acelerados fluxos contínuos – e que se somam a um processo de digitalização das economias –, reordenando as relações interculturais das organizações a partir do espaço glocalizado, criando oportunidades de negócios e propiciando a emergência de novas relações de cidadania; a ampliação da concepção de stakeholders das corporações, incluindo diferentes públicos internos, entes de governos nacionais e estrangeiros, redes da cadeia produtiva, distintas comunidades de entorno, até chegar às gerações futuras, o que embasa o conceito contemporâneo de sustentabilidade; a profusão de novas formas de organização, considerando também organizações de formatos alternativos, desde as já bem estabelecidas Organizações de Sociedade Civil (OSC), até grupos que apresentam estruturas fluidas, multitudinárias e segmentares, e que se inserem na diversidade da ecologia organizacional no contemporâneo. Propomos o desenvolvimento de produções bibliográficas técnicas, tecnologias sociais, produtos de editoração, materiais didáticos, organização de eventos, relatórios técnicos conclusivos, elaboração de processos de gestão, curadorias, programas de mídia, entre outros.

SENTIDOS DO DISCURSO E DO TEXTO, LÍNGUAS E LITERATURAS

A linha, especificidade do Programa de Pós-Graduação em Letras, tem seu foco no texto e no discurso, bem como na capacidade de criar propostas teóricas e metodológicas inovadoras para a produção do conhecimento na área. Essa produção tem a perspectiva de gerar impacto econômico, social e cultural na sociedade. Em nossa perspectiva, o foco no discurso e no texto não é mera indicação pontual de interesse por aspectos e/ou teorias particulares a resgatar, mas representa a assunção de que o trabalho universitário com Letras tem de marcar-se por uma atuação efetiva na lida com a linguagem, ou seja, com a língua em uso ou em função, pois, só assim pode integrar os estudos linguísticos e os literários e estreitar as relações entre língua, literatura e ensino e entre as várias linguagens. Propomos examinar objetos discursivos e textuais diversos, como poema, romance, conto, teatro, publicidade, conversação, discursos científico, histórico, jornalístico, político, bíblico, religioso, didático-científico, texto de hipermídia, discursos na internet, textos sincréticos etc.

Estudos do desenvolvimento e seus transtornos nas áreas clínica

Estudos do desenvolvimento e seus transtornos nas áreas clínica, cognitiva, comportamental e epidemiológica e suas implicações individuais e sociais: Condução de estudos sobre desenvolvimento de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e com deficiências, problemas socioemocionais, comportamentais, cognitivos e físicos e/ou condições neuropsiquiátricas.

Neurociências do desenvolvimento

Investigações sobre os mecanismos básicos neurais determinantes/participantes no desenvolvimento e seus transtornos. Incluem-se também estudos com animais e seres humanos com observação e registro de dados do fenótipo comportamental e molecular.

Políticas e formas de atendimento em educação, psicologia e saúde

Estudos junto a pessoas com desenvolvimento típico e atípico. Inclui-se também o estudo das políticas nacionais, procedimentos especializados e programas de atendimento público e privado relacionados às pessoas com deficiências, com problemas socioemocionais, comportamentais, cognitivos e físicos e/ou condições neuropsiquiátricas. Incluem-se ainda estudos sobre formas inovadoras de atendimento incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação.

A Cidadania Modelando o Estado

A linha A Cidadania Modelando o Estado vem promover a reflexão acerca do conceito de cidadania, para integrá-lo aos fundamentos e princípios do Estado Social e Democrático de Direito, especialmente no que se refere ao dever de promover a justiça social e a participação política efetiva. Objetiva-se, assim, a compreensão do fenômeno da cidadania em relação ao Estado a partir da identificação das transformações geradas pela ampliação da participação popular nas esferas de decisões políticas e na exigência de concretização dos direitos econômicos, sociais e políticos, fruto do novo modelo de Estado adotado pela Constituição Federal de 1988. De se notar que a grande preocupação deste debate se dá em torno da necessidade de implementação de políticas públicas, conceito que não se reduz às concepções e categorias tradicionais do Direito, justamente porque exige a atuação racional e planejada do Estado para a realização de programas de ação governamental que envolva a adoção de medidas extremamente complexas e heterogêneas do ponto de vista jurídico. Sob esse prisma, a intervenção do Estado na esfera individual deixa de ser vista como um obstáculo à efetivação plena da cidadania, ou como uma grande violação de direitos. Da visão liberal das liberdades públicas ao reconhecimento de direitos sociais, das conquistas do Estado Social ao reconhecimento do desenvolvimento como forma de liberdade, consolidou-se a noção do Estado como promotor dos direitos fundamentais por meio de sua atuação na ordem econômico-social. Se, em um primeiro momento, bastava ao Estado reconhecer a igualdade jurídica para evitar o colapso do sistema pelo aprofundamento de suas contradições, com o tempo a manutenção do sistema passa a exigir do Estado o reconhecimento da diferença e a assimilação do conflito. O reconhecimento da insuficiência do mercado em prover bem-estar e reduzir desigualdades impõe aos poderes públicos uma agenda positiva que incorpora a sociedade civil como agente formulador e fiscalizador de políticas públicas. Entende-se que a conquista e ampliação da cidadania no Brasil passa pelo fortalecimento do Estado e da democracia perante os interesses privados e pela sua reestruturação para a integração das reivindicações sociais. Conhecer, assim, os obstáculos à atuação do Estado brasileiro na concretização da cidadania plena, buscar alternativas para superá-los e compreender os possíveis caminhos de ampliação da cidadania, são tarefas fundamentais para a (re)estruturação deste Estado e a promoção dos direitos fundamentais. Nesta linha são desenvolvidos projetos relacionados à efetivação de políticas públicas, desafios da democracia e da gestão do Estado e as dificuldades enfrentadas com a proteção de vulneráveis.

O Poder Econômico e seus Limites Jurídicos

A linha de pesquisa Poder Econômico e seus Limites Jurídicos aborda as relações entre o fenômeno jurídico e o modo de produção capitalista. A instituição de um Direito racional, fundado na universalidade abstrata das formas jurídicas e na instituição do princípio da igualdade formal perante a lei, ao garantirem a previsibilidade de comportamentos, constituem as bases que possibilitam o desenvolvimento do sistema capitalista. O mercado não é uma "ordem espontânea", natural, mas uma estrutura social e histórica, fruto do processo de tomada de decisões políticas e jurídicas que servem a determinados interesses, em detrimento de outros. Em suma, o mercado é também uma instituição jurídica. Não bastasse isto, ou justamente por isto, não se pode ignorar que o Estado, além de ser o principal agente econômico, é também o regulador e planejador da política econômica. O objetivo da linha é, portanto, identificar, fundamentar e justificar os limites jurídicos do poder econômico, relacionando-os com o papel do Estado no domínio econômico. Deste modo, não se busca apenas compreender o poder econômico como uma questão isolada, restrita aos poderes repressivos ou de polícia do Direito Concorrencial. Objetiva-se a compreensão do fenômeno do poder econômico sob os mais variados aspectos, entendendo-o como um fenômeno da realidade social, cuja regulação abrange os mais variados campos jurídicos. Neste sentido, vinculando-se a proposta mais geral da Área de Concentração em Direito Político e Econômico, pretende-se promover a reflexão acerca da supremacia das instituições democráticas sobre o mercado e a independência política do Estado em relação ao poder econômico privado. Parte-se do pressuposto, incorporado pela Constituição de 1988, da existência de um Estado forte capaz de controlar os interesses privados dos detentores do poder econômico. A preocupação central destes estudos destina-se a estimular e a consolidar uma perspectiva de raciocínio crítico do Direito, à luz dos impactos provocados pelas mudanças e transformações de paradigmas da sociedade contemporânea na ampla esfera de problemas, perplexidades e interesses públicos e privados que fazem divisa ou até mesmo se confundem com as dimensões mais aglutinadoras, interdependentes e, por esta razão, mais atualizadas de Direito Político e Econômico. Nesta linha há sólidas pesquisas no que se refere à relação com a Economia, Mercado e mecanismos como os da cooperação internacional e compliance, além de estudos quanto ao desenvolvimento sustentável.

Formação de Professores para a interdisciplinaridade

Investiga processos de ensino e aprendizagem a partir de dimensões cognitivas, técnicas, políticas, histórico-culturais e artísticas, tendo como eixo questões postas pela tecnologia e contemporaneidade.

Cultura digital e Prática docente

Investiga os impactos das tecnologias digitais no contexto educacional e como são assimiladas em espaços educacionais. Busca conhecer como o uso das tecnologias digitais é incorporado na prática docente, identificando novas práxis para construção de modelos de ensino-aprendizagem personalizados e colaborativos. Compreende de que maneira o reconhecimento da cultura digital e o uso das tecnologias se insere nos cursos de formação de professores.

Currículo e Sociedade

Analisa e compreende as relações entre as concepções de currículo e a escola explicitando sua relação com a cultura e sociedade. Investiga as práticas docentes na materialização do currículo na sala de aula. Analisa e compreender as escolhas curriculares feitas pelas instituições escolares e governamentais e a influência e interação dessas escolhas na docência, nos movimentos identitários docentes.