A Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) é um órgão assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie com o seguinte posicionamento estratégico:
Missão: Estruturar, fortalecer e gerenciar as ações institucionais associadas à inovação e empreendedorismo, promovendo impacto acadêmico, econômico e social com sustentabilidade.
Visão: Tornar a Universidade Presbiteriana Mackenzie referência em inovação e empreendedorismo em ambiente acadêmico não-público.
- Promover as atividades científico-tecnológicas voltadas para a inovação e o empreendedorismo da UPM.
- Contribuir com a excelência e expansão dos programas de pós-graduação e laboratórios de pesquisa da UPM por meio de parcerias com o setor produtivo.
- Promover e dar continuidade aos processos de formação e capacitação empreendedora e para inovação.
- Desenvolver e promover um ecossistema institucional para a criação e maturação de empreendimentos inovadores.
- Fortalecer a capacidade operacional, científica, tecnológica e administrativa da inovação e empreendedorismo da UPM.
- Definir os mecanismos e processos institucionais para a captação e gestão de recursos de parcerias estratégicas para inovação.
- Estabelecer parcerias com o setor produtivo tanto para a descoberta de problemas reais a serem resolvidos, quanto para o financiamento da pesquisa aplicada e inovativa.
- Difundir a cultura da inovação e empreendedorismo.
- Consolidar a política de proteção da Propriedade Intelectual, considerando parcerias externas dos setores industrial, comercial, de serviços, cultural e com o poder público.
Um esquema inicial do processo de inovação na universidade pode ser desmembrado nos seguintes passos: 1. Formação de cultura e competência para inovação e empreendedorismo (na comunidade interna de docentes e discentes, mas aberta para a comunidade, que pode vir a se tornar comunidade interna nesse processo); 2. Articulação com empresas para promoção de Parcerias Estratégicas para Inovação; 3. Geração, proteção e comercialização de Propriedade Intelectual; e 4. Criação de Empreendimentos Inovadores.
A CIT está dividida em três áreas com atuações complementares dentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo, propondo mecanismos regulatórios, criando e fortalecendo o ecossistema de geração de empreendimentos inovadores, e estabelecendo uma interface com o setor produtivo para a inovação: Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); Setor de Parcerias Estratégicas para Inovação (PEI); e Sistema de Apoio ao Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores.
As principais entidades e associações às quais a CIT está associada ou faz parte são:
- FORTEC: Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.
- ANPROTEC: Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
- Rede Inova-SP: Rede Paulista de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.
- Rede Paulista de Ambientes de Inovação.
Política de Inovação - clique aqui para baixar o documento.
Política de Propriedade Intelectual - Os princípios, as políticas, as competências e as diretrizes operacionais no que tange às questões de Propriedade Intelectual (PI) e de Transferência de Tecnologia (TT) da UPM estão definidas na RE-CONSU-20/2014 (Políticas, Normas e Procedimentos Gerais de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie). Todas as questões de direitos de PI envolvidas nos processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UPM seguirão o disposto nessa resolução. Clique aqui para baixar o documento.