Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  FAU-MACKENZIE, escola com posição de destaque no ensino de arquitetura no país, possui atualmente dois cursos de graduação - Arquitetura e Urbanismo e Design,  Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, cursos de especialização Lato Sensu, atividades de Pesquisa e Extensão.

A FAU - MACKENZIE é conhecida pela  tradição e excelência na formação em projeto, em suas diversas escalas - do objeto, ao edifício e à cidade, pela qualidade e valor de seus  professores, estudantes e egressos, pelo avanço em pesquisas aplicadas e práticas extensionistas. A participação docente de arquitetos e urbanistas e designers, com destaque na profissão alia-se à presença de professores que conciliam a vocação acadêmica à reflexão e à pesquisa no campo profissional. Seus egressos atuam intensamente na profissão, no ensino, na pesquisa e no compartilhamento de conhecimentos com a sociedade.

Com localização estratégica na cidade de São Paulo, junto ao bairro central de Higienopólis, a FAU-Mackenzie possui excelente  infraestrutura formada por ateliês, laboratórios, biblioteca, auditório, sala de vídeo conferência, etc. Conta com aproximadamente  2.800 alunos, 200 professores, 20 funcionários (administrativos e laboratoriais), além das estruturas de gestão formadas pela Diretoria e por 08 coordenações - 02 de graduação, pós-graduação stricto sensu, educação continuada, trabalho de conclusão de curso e pesquisa, atividades complementares e extensão, estágio e protagonismo estudantil e relações internacional e interinstitucional.

Em 12 de agosto de 2017 a FAU-Mackenzie completou 70 anos de fundação e 100 anos do Curso de Arquitetura que entre os anos de 1917 a 1947 esteve vinculado à Escola de Engenharia, do então Mackenzie College. É a primeira faculdade de arquitetura do Estado de São Paulo e uma das primeiras do país.

 Para saber mais sobre a história da FAU-Mackenzie e sua atualidade consultem  as publicações a seguir:

 

1.  CURSO DE ARQUITETURA DA ESCOLA DE ENGENHARIA MACKENZIE, 1917-1947.

Pesquisa  inédita de autoria da Prof. Dra Sylvia Ficher (Universidade de Brasilia)  sobre a primeira fase  do curso de Aquitetura  quando este vinculava-se à Escola de Engenharia Mackenzie, entre 1917 e 1947. 

Trata-se de uma importante contribuição para difundir a biografia e a trajetória dos professores assistentes de Cristiano Stockler das Neves (fundador e primeiro diretor do curso de Arquitetura) e dos egressos do curso de Arquitetura da Escola de Envenharia Mackenzie, que foi realizada durante a pesquisa de seu doutorado,  mas que por motivos diversos não foi incorporada à sua tese de Ensino e Profissão: o curso de engenheiro-arquiteto da Escola Politécnica de São Paulo, defendida na USP em 1989. 

A pesquisa foi gentilmente cedida pela pesquisadora em agosto de 2017 na ocasião do aniversário do centenário do Curso de Arquitetura Mackenzie; porém só pode ser publicada neste sítio um ano depois. 

Livro  organizado pelos Professsores Angélica Benatti Alvim, Eunice Sguizzardi Abascal e Eduardo Castedo Abrunhosa, fruto de pesquisa realizada  no âmbito do fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).  Organizado em  11 capítulos, de autoria  de diversos professores da FAU- Mackenzie, o livro apresenta as origens do Curso de Arquitetura, em 1917, no âmbito da Escola de Engenharia Mackenzie, a criação da Faculdade de Arquitetura, em 1947, e suas transformações até a atualidade. É uma obra  ricamente  ilustrada com imagens do cotidiano da Escola, e de obras de arquitetos e designers de renomes nacional e internacional. 

Para saber mais sobre a história e a atualidade da FAU-Mackenzie e seus cursos de graduação e de Pós-Graduação disponibilizamos o livro: