Professora do Mackenzie é a vencedora do Prêmio Ester Sabino

Maria Helena Moura Neves recebe prêmio dado a mulheres cientistas 

11.02.202213h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora do Mackenzie é a vencedora do Prêmio Ester Sabino

A professora Maria Helena Moura Neves, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), é a vencedora do Prêmio Ester Sabino na categoria Pesquisadora Sênior, com 52,6% dos votos. A cerimônia aconteceu hoje, 11 de fevereiro, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e foi transmitida no YouTube. O prêmio é conferido a mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento científico no estado paulista e é concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Maria Helena, discursando para os presentes, enfatizou que não ia agradecer, e sim falar de ciência. “Estou pensando nisso agora e acho que o que eu deveria dizer é: ‘Por que alguém que faz gramática e dicionário está sendo chamada de cientista?’; sendo que, em todo o percurso escolar da maioria dos que estão aqui, a gramática sempre foi vista como algo que amarra, prende, dogmatiza; algo absolutamente alheio ou até contrário à ciência”, questionou.

A professora contou um pouco de sua vida pessoal e carreira. Seu pai era professor de Português e sua mãe, professora primária. “Cresci numa casa cheia de livros e gostei de ler desde pequena. Meu pai tinha mais de uma edição de ‘Os Lusíadas’ e eu gostava de olhar para saber por que uma era diferente da outra. Claro que eu não sabia dizer o porquê, mas eu prestava atenção a isso”, relatou. 

A vencedora disse que sempre teve uma pergunta de pesquisa durante sua trajetória escolar. “Eu sempre queria saber por que é que um dia alguém disse ‘vamos fazer uma gramática?’; quer dizer, pensem naquelas sociedades primitivas, ainda em estado primitivo de desenvolvimento tecnológico, científico etc. O que precisaria haver em uma sociedade para alguém achar que iria fazer uma gramática?”.

A docente é uma das maiores especialistas em gramática do Brasil e reconhecida internacionalmente. Escritora de livros como Gramática de Usos do PortuguêsA gramática: história, teoria e análise, ensino e A gramática do Português revelada em textos, elementares para estudo sobre o tema. “É a noção de ver ciência nas humanidades e na Língua e a necessidade de guardar sempre o nome e a ação daqueles que nos conduziram até onde estamos”, disse ao expor um pouco de suas pesquisas.

Ester Sabino também estava presente no evento. “Em um momento em que a ciência é tão atacada, ter um prêmio como esse, que comemora a ciência e as mulheres pesquisadoras aqui no estado de São Paulo, é muito importante”, agradeceu ao dizer que se sente honrada. “Essa festa é um momento que a gente discute as mulheres e consegue aumentar nossa presença nas várias áreas, repensando e vendo suas dificuldades”, finalizou Ester.

A comunidade mackenzista, ao celebrar 70 anos de Universidade, sente-se privilegiada e orgulhosa por ter, em seus quadros, cientistas como a professora Maria Helena de Moura Neves, que disputou a última etapa do prêmio com outras duas finalistas da categoria, as professoras Alicia Juliana Kowaltowski e Giselda Durigan.

Assista à cerimônia completa: