Mackenzie recebe vice-reitor de internacionalização da Universidade de Lleida

Antoni Granollers i Saltiveri visitou a UPM para estreitar relacionamento entre instituições

08.02.202217h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie recebe vice-reitor de internacionalização da Universidade de Lleida

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, a visita do vice-reitor de Internacionalização da Universidade de Lleida (Espanha), Antoni Granollers i Saltiveri, para conhecer o campus Higienópolis e se reunir com o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e outras autoridades mackenzistas. O encontro - apoiado pela Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM - reforça ainda mais a parceria e relacionamento entre as universidades, que está formalizado num acordo de cooperação institucional desde 2020.

O vice-reitor Granollers comenta que o relacionamento com a Universidade Presbiteriana Mackenzie é muito bom e que a ideia no futuro é verificar se são capazes de chegar a acordos com vários cursos. "A internacionalização é algo muito valioso para todo o mundo, é um ganho para todos, porque não tem nada mais interessante do que a conexão com seus pares e expansão de horizontes com experiências em outros países. Estamos dialogando sobre possibilidades de acordos com a área de Informática e também nas áreas do Direito e Administração", completa ele.

Além do seu papel de vice-reitor, o professor Granollers aproveitou a visita para estreitar ainda mais sua relação na docência e pesquisa com a Faculdade de Computação e Informática (FCI) com quem já vem colaborando de forma mais efetiva.

Concretamente, já existe colaboração entre um grupo de professores da FCI e o professor Granollers. A professora da FCI, Valéria Farinazzo Martins, conta que a aproximação se deu pela área de pesquisa, em especial dentro dos temas de Informática e Ciência de Computação, com foco em Interação Humano Computador (IHC). "Nesse contexto, estamos colaborando em uma rede ibero-americana, realizando webinars, desde antes da pandemia, para discutir os avanços e transformações ocorridas em IHC, com apresentações de recentes trabalhos e pesquisas no assunto", diz Granollers.

E o plano é expandir os eventos. De acordo com a professora Valéria, neste ano, os webinars estão sob sua coordenação, juntamente com mais três integrantes latino-americanos. "No ano passado, realizamos também, aqui no Mackenzie, de forma virtual, as VII Jornadas Ibero-Americanas de Interação Humano-Computador das quais participaram pessoas da Espanha, Portugal e de toda a América Latina", pontua Valéria, que coordenou o evento.

Além das colaborações citadas, os dois professores, da UPM e Lleida, também estão envolvidos na produção de um livro na área de IHC, com previsão de publicação para o primeiro semestre de 2022.

Finalmente, Granollers informa que, em dezembro de 2021, o Ministério da Educação da Espanha abriu edital para projetos de pesquisa internacionais em que o professor Granollers, como coordenador, aplicou um projeto; a professora Valéria faz parte da equipe. Caso seja aprovado, este projeto poderá incluir estudantes de todos os níveis, como graduação, mestrado e doutorado das duas instituições.