A foto mostra uma mão digitando em um teclado. A luz da foto está bem baixa.
Eventos

Mackenzie e Universidade de Dayton discutem o mundo digital no Direito

Série de seminários tem a participação dos professores Fabio Bechara, Denise Abade e Guilherme Madeira, da Faculdade de Direito do Mackenzie 

08.02.202212h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie e Universidade de Dayton discutem o mundo digital no Direito

Desde janeiro, a Universidade de Dayton, dos Estados Unidos, realiza a série de seminários  High Tech in High Demand - Emerging Global Trends in Law and Technology, em parceria com a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Escuela de Postgrado en Derecho da Universidad de Especialidades Espíritu Santo (UEES). 

Os professores mackenzistas Fabio Bechara, Denise Abade e Guilherme Madeira estão entre os nomes convidados para participar do evento e falar sobre o desenvolvimento no campo do Direito, com foco no mundo digital. “As novas tecnologias estão alterando as relações sociais e a percepção do que é sociedade - e o Direito surgiu justamente para organizar a sociedade. Por isso, não pode ficar dissociado do mundo digital: há uma ampla gama de questões legais relacionadas às tecnologias emergentes e ao mundo digital”, explica Abade. 

Como a dinâmica das relações humanas e comportamentais foram modificadas devido à transformação digital, existe um desafio do ponto de vista regulatório, principalmente no que se refere às novas e diferentes demandas que surgem diariamente, segundo o professor Bechara Um exemplo é o crescimento exponencial da robotização e o uso das técnicas de inteligência artificial em diferentes processos de tomada de decisão. 

O professor Bechara apresentou o painel Digital Criminal Minds ao lado de Francisco Joseph Bolaños Burgo, da UEES, no dia 26 de janeiro. De acordo com Bechara, o universo digital tem propiciado, por exemplo, a detecção antecipada de fraudes, criação de mapas de risco de incidência de determinados crimes e o perfil de criminosos por meio de machine learning. Mas o que pode parecer eficiente, também carrega riscos. “Se de um lado essa situação se revela tentadora do ponto de vista da sua potencial eficiência, de outro lado traz grandes preocupações, como, por exemplo, o risco de descriminação, a manipulação de perfis ou mesmo o excesso de criminalização de um determinado grupo de pessoas”, pontua.

No dia 09 de fevereiro, a professora Abade estará à frente do seminário Discrimination In The Digital Age, um tema instigante e mais do que necessário. “Não podemos mais nos dar ao luxo de ignorar o espaço digital como fonte de tratamento desigual. As desigualdades digitais possuem várias faces - diferenças no acesso à Internet, nas habilidades ensinadas na arena digital, discriminação algorítmica e proteção de dados etc. Por isso o debate sobre a busca por um mundo igualitário e sem discriminações tem que passar pelo mundo digital e é hoje uma preocupação global”, explica a professora. 

Já o professor Guilherme Madeira falará sobre Digital Transformation Within Justice, no dia 16 de fevereiro, ao lado da professora María Francisco Gallegos, da UEES. Os docentes vão abordar o impacto das tecnologias nos tribunais e na administração da justiça, especialmente com o início da pandemia da covid-19. O professor mackenzista mostrará um panorama da experiência brasileira no assunto. 

Esse intercâmbio de conhecimento e experiências entre docentes e universidades é algo recorrente no Mackenzie. “A participação dos professores consolida a internacionalização da pesquisa do Mackenzie e amplia as perspectivas de carreira para os nossos alunos, tanto em nível de graduação como de pós-graduação”, diz Bechara, que confirma estar no DNA da Universidade, a difusão de conhecimento por meio de redes internacionais, como ocorre na parceria com a Universidade de Dayton. 

A FDir tem um programa inédito de dupla titulação. “Ele permite que mackenzistas possam obter não apenas o diploma de bacharel em Direito pela UPM, mas também o certificado na instituição norte-americana, que também habilita a participar dos exames da ordem de estados como Califórnia e Washington. Os alunos que participam do programa estão achando a experiência excepcional”, finaliza Abade. 

Os interessados podem assistir aos seminários  “Discrimination In The Digital Age”, no dia 09 de fevereiro e ao “Digital Transformation Within Justice”, no dia 16 de fevereiro, inscrevendo-se aqui e aqui, respectivamente. O vídeo do seminário “Digital Criminal Minds” está disponível aqui, basta preencher para ter acesso. 

Serviço
“High Tech in High Demand - Emerging Global Trends in Law and Technology” 
Digital Criminal Minds: assista aqui
Discrimination in The Digital Age: inscreva-se aqui e participe no dia 09 de fevereiro
Digital Transformation Within Justice: inscreva-se aqui e participe no dia 16 de fevereiro