Imagem com um homem de terno escrevendo com caneta na folha
Atualidades

Vice-presidente da Mitsubishi fala sobre liderança e carreira em aula magna

Fabiano Lourenço é formado no Mackenzie   

14.02.202213h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Vice-presidente da Mitsubishi fala sobre liderança e carreira em aula magna

As turmas de pós-graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assistiram, no dia 10 de fevereiro, a uma aula inaugural do vice-presidente da Mitsubishi Eletric do Brasil, Fabiano Lourenço Ferreira, com o tema A história da liderança na minha vida. O convidado tem bacharel em engenharia pela UPM e desde 2015 trabalha na Mitsubishi. O evento foi transmitido no YouTube.

Logo no início, o convidado mostrou algumas transformações no mercado de trabalho, entre elas o sistema de estágio. Antigamente, o estudante ser um estagiário era uma grande conquista, já hoje as pessoas entram nas empresas querendo trabalhar antes de aprender. “Isso é um choque, que há alguns anos eu estou vendo e precisa mudar na cabeça dos formadores: estágio não é trabalho, ele está ali para aprender”, afirmou e ainda acrescentou a relevância de seus três estágios, que deram a base para continuar sua trajetória.

Além disso, o vice-presidente destacou, para os alunos que estão iniciando suas carreiras, que ninguém chega a lugar nenhum sem se organizar, seja na vida profissional, seja na pessoal. Para ele, um ponto primordial para o sucesso é ter um foco, é importante as pessoas listarem até onde elas querem chegar e, a partir disso, as coisas vão fluindo de forma mais clara.

“Eu costumo dizer que quando você é gerente, quando lida com pessoas e tem indivíduos debaixo da sua organização, você tem responsabilidade não só pelo lucro e prejuízo, mas também pela vida das pessoas. Então, se o seu negócio vai mal e você tem que demitir algum colaborador, existe responsabilidade na execução da sua estratégia com aquela pessoa”, declarou.

De acordo com o palestrante, existem três categorias de poder: pela aquisição, que é a autoridade por meio de cargo, ou seja, os superiores; o pessoal, que é a confiança, expertise, carisma, no qual se enquadra as referências; e o relacional, a parceria, reciprocidade, aconselhamento, em que se enquadram os amigos e família. Obter os três poderes é um desafio, mas se alcançar pelo menos dois, o sucesso será maior.

Para finalizar a palestra, Fabiano Lourenço disse o quanto é importante deixar um legado por onde passar, pois não faz sentido algum as pessoas entrarem em uma empresa e saírem sem serem lembradas. “O legado é essencial; você ser lembrado pelos resultados entregues, óbvio, mas também pelo indivíduo que foi”, finalizou.

Também estiveram presentes no evento o capelão universitário, reverendo Marcelo Coelho Almeida, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, professor Felipe Chiarello, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; e a coordenadora da Educação Continuada da UPM, professora Raquel Hadler.