Escola de Engenharia do Mackenzie firma parceria com Huawei

Gigante da tecnologia chinesa visita campus Higienópolis e as instalações da Escola de Engenharia

15.02.202214h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola de Engenharia do Mackenzie firma parceria com Huawei

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) firmou uma parceria com a Huawei, empresa chinesa de tecnologia e inovação. Na última quarta-feira, 10 de fevereiro, autoridades do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), da UPM, coordenadores e professores da EE receberam, no campus Higienópolis, representantes da empresa, com o objetivo de estreitar laços. 

“A grande característica do Mackenzie é que nós formamos empreendedores e o nosso empreendedorismo está muito marcado, hoje, pela tecnologia. Então, essa parceria se reveste de uma importância muito grande para nós, pois, dentro do nosso principal objetivo de formarmos pessoas, isso amplia a oportunidade do nosso aluno ter um encaminhamento numa empresa tão preparada para esse futuro que está se apresentando”, afirmou o presidente do IPM, Milton Flávio Moura.

Já o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou a importância de uma instituição de ensino com o tamanho do Mackenzie firmar parcerias diretas com empresas e companhias. “É muito importante para uma instituição que pretende se desenvolver e, sobretudo, alcançar excelentes posições nos rankings internacionais e nacionais, que se aproxime do mundo do trabalho, do mundo das empresas, dos negócios, sejam industriais”, disse.

Entre os representantes da Huawei, o clima era de empolgação pela parceria firmada, pois há muita necessidade de formação de mão de obra qualificada, que possa trazer e extrair conhecimento junto à companhia. Os chineses presentes no Mackenzie ressaltaram a importância da Instituição e se colocaram à disposição para apresentar novos caminhos para desenvolver e ensinar inovação no contexto das tecnologias atuais.

A parceria entre UPM e Huawei ocorrerá em duas linhas: no ensino sobre a tecnologia 5G, área na qual a empresa é a maior referência em termos de técnica; e na área de energia solar. O convênio é aplicado de duas maneiras: a companhia chinesa capacita alguns professores da Universidade e esta se torna responsável por replicar esse conhecimento para pelo menos 200 pessoas. A outra forma é por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, que serão realizados dentro da UPM, e que contará, por exemplo, com um painel de energia fotovoltaica para estudos dos alunos. 

“Nossos estudantes serão muito beneficiados porque eles podem ter acesso a estágio e desenvolvimento de projeto sob a orientação tanto de professores como de pessoas do corpo técnico da empresa”, concluiu o diretor da EE, Marcos Massi.

A comitiva da Huawei foi composta pelos diretores de cloud, Harvey Liujing e Robin Duanbin; pelo diretor de marketing, Ray Ye Yurui; pelo vice-presidente de Digital Power, Mason Qingchangchun, além das representantes brasileiros, Nelson Stanisci Neto, Mariani Silva Passos e Luis Claudio Galvão de Souza. Também estiveram presente no evento o professor da UPM, Jorge Onoda Pessanha; o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPM, professor Bruno Lima; o coordenador Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, Pedro Buck; o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Nelson Carvalho Maestrelli; o representante internacional da EE, Paulo Simões; e a professora da EE, Sílvia Maria Velazquez.