Parcerias

Universidade Presbiteriana Mackenzie celebra parceria feita com a multinacional Huawei

Investimento é de mais de R$ 1,7 milhão na instalação de projeto na UPM; empresa fará parte da 34ª Semana da Escola de Engenharia

26.08.202216h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Presbiteriana Mackenzie celebra parceria feita com a multinacional Huawei

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, comemora a parceria fechada com a empresa multinacional Huawei. O projeto P&D (pesquisa e desenvolvimento), que recebeu aporte de R$ 1.713.500,00 da gigante de tecnologia, irá se concentrar em aperfeiçoar e acompanhar o desempenho de inversores solares, dispositivos que garantem a proteção elétrica de sistemas fotovoltaicos.

O acordo estabelece que seja implantado um laboratório para testes dos inversores no campus Higienópolis da UPM, bem como a instalação de uma usina de geração fotovoltaica, que permitirá um estudo sobre otimização com energia a partir de aquecimento do sol.

A iniciativa, que irá remunerar alunos bolsistas, é um exemplo que reforça o compromisso do Mackenzie em colocar os alunos como personagens principais na construção do conhecimento. “É importante porque vamos montar um laboratório que vai suportar as aulas de geração de energia, sendo que muito alunos vão poder usar as instalações”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Elétrica Bruno Lima. “Os resultados serão explorados em um curso de extensão de graduação que será ministrado no âmbito do projeto”, completa.

O gerente de Soluções da Huawei Digital Power, Nelson Stanisci, reforça a importância das colaborações universidade-empresa. “Temos vários objetivos, mas o principal é estar mais próximo dos alunos, que podem ser profissionais do setor de energias renováveis no futuro, além de mostrar o mercado e as tendências para eles”, comenta o gerente, que estará presente na 34ª Semana da Escola de Engenharia.

A parceria nasce em um momento em que as discussões sobre alternativas de geração de energia elétrica ganham força, sobretudo com o crescimento exponencial do uso da energia solar fotovoltaica em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além disso, a inexistência de normas regulamentadoras e legislações que obriguem os fabricantes de inversores a contemplar sistemas eficientes para detecção e interrupção de arcos voltaicos, que provocam os incêndios, é um outro fator de preocupação por parte da companhia, aspecto que reforçou ainda mais a importância das pesquisas.

Com a responsabilidade de desenvolver componentes eficazes aos equipamentos, trazendo segurança aos usuários deste tipo de tecnologia, o projeto tem a missão de provocar sensibilidade nas autoridades em relação às necessidades técnicas, legais e de capacitação do sistema. Aos alunos da Escola de Engenharia, a oportunidade é essencial, pois coloca-os em contato com questões atuais, exigindo o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para a carreira e para solucionar os desafios que a sociedade contemporânea impõe.

No âmbito da Universidade, a execução do projeto contará com apoio do Núcleo de Apoio à Gestão de Projetos (NAP), vinculado à Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM. As pesquisas serão orientadas pelos professores Bruno Lima, Jorge Onoda e Silvia Velasquez.

Serviço 
XXXIV Semana da Escola de Engenharia 
Data: 
de 29 de agosto a 02 de setembro 
Local:campus Higienópolis 
Inscrições: clique aqui 
Programação e mais informaçõesclique aqui