Universidade

125 anos da Escola de Engenharia: passado, presente e futuro marcam aula magna

Evento contou a história da unidade acadêmica e apontou novos caminhos para futuros engenheiros 

12.03.202119h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

125 anos da Escola de Engenharia: passado, presente e futuro marcam aula magna

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na noite desta quinta-feira, 11 de março, a sua aula magna, em que também deu início às comemorações de 125 anos da unidade acadêmica. O evento foi uma oportunidade de olhar para o passado, analisar o presente e apontar novos caminhos para o futuro. 

“Apesar dos tempos em que estamos vivendo, sempre é uma oportunidade de celebrar a educação, pois ela é responsável pela construção de uma realidade mais justa e melhor para todos. Por meio da produção cientifica, a Universidade tem promovido soluções para a sociedade”, afirmou o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

Para o reitor, falar de tamanha longevidade da Instituição é também evidenciar a qualidade dos profissionais formados pela EE. “Estamos nos referindo a uma longa e bela trajetória, não apenas de edifícios e maquinários, mas do caráter e da formação de nossos alunos, os quais muitos, hoje, são excelentes profissionais”, declarou. 

O diretor da EE, professor Marcos Massi afirmou que a unidade acadêmica testemunhou muitas adversidades, no Brasil e no mundo, e isso serviu para consolidá-la como uma fonte de inovação e qualidade. “Apesar de ter atravessado esses cenários desfavoráveis, a Escola de Engenharia sempre se manteve em destaque como uma das principais instituições de ensino do país, mostrando sempre grandeza, perseverança e personalismo, pautado sempre em princípios confessionais”, explicou.  

Passado, Presente e Futuro

A aula magna foi dividida em três partes e, em cada uma delas, um momento histórico foi evidenciado. O professor Marcel Mendes, notável mackenzista, fez uma rápida linha do tempo da EE, contando a história e os momentos mais marcantes da unidade acadêmica.

Sobre o presente da unidade, foi mostrado um vídeo comemorativo em que foram apresentadas as principais características que tornam a Escola de Engenharia tão importante, como a busca pela inovação e excelência. 

Em seguida, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, professor Jefferson de Oliveira Gomes fez uma palestra com o tema Desafios da Ciência e Tecnologia em Tempos Modernos. De acordo com ele, as mudanças tecnológicas promovem a qualidade de vida, que se reflete em uma maior expectativa de vida das pessoas. E isso gera diversas questões nas quais os futuros engenheiros precisam estar atentos também. 

“Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas atuam em profissões que não existiam dez anos atrás. E a expectativa para um universitário é que, nos próximos 100 anos, vocês tenham de cinco a seis profissões em sua carreira. Devemos isso à qualidade de vida obtida a partir de inovações desenvolvidas após a revolução industrial”, declarou o professor, que passou a mostrar diversos aspectos em que as mudanças tecnológicas são cada vez mais urgentes, como por exemplo, sob a ótica da sustentabilidade.

Para acompanhar o evento completo, confira abaixo: