As autoridades seguram a fita para desenlaçar e inaugurar a exposição.
Cultura

Escola de Engenharia inaugura Novo Hall com tabela periódica interativa e cápsula do tempo

Evento marcou o encerramento das comemorações dos 125 anos da Escola 

16.12.202118h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola de Engenharia inaugura Novo Hall com tabela periódica interativa e cápsula do tempo

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) encerrou as celebrações dos seus 125 anos em um evento no prédio 06 do campus Higienópolis, no dia 15 de dezembro, que marcou a Inauguração do Novo Hall, com o lançamento da Placa Comemorativa ao Aniversário, a Tabela Periódica em celebração aos 50 anos do curso de Química, uma Cápsula do Tempo e uma área permanente de exposição.

O projeto do novo hall transformou o ambiente acadêmico em um local de visitação, expondo diversos objetos históricos, cedidos pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), ligado à Chancelaria do Mackenzie. Cada curso de graduação da EE foi responsável por depositar dois objetos na Cápsula do Tempo, que só será aberta no ano de 2046, quando a Escola completará 150 anos. 

Outra novidade é a Tabela Periódica interativa, uma das maiores em exposição no Brasil, construída com o apoio das empresas parceiras Analítica, Japan Spectroscopic Corporation, Jato Attack, Metrohm Brasil Nanalysis Scientific Corp, Shimadzu Corporation e Thermo Fisher Brasil. Ainda no evento, os participantes conheceram a nova galeria de celebrações, com apresentação dos aniversários de fundação e menções honrosas aos cursos. No mesmo corredor estão placas de homenagens dos alunos formados, todas organizadas em ordem cronológica, sendo a mais antiga de 1955.

O reverendo Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie, parabenizou todos envolvidos no projeto. “Do ponto de vista da Chancelaria, que não é somente guardiã da confessionalidade, mas sim da memória mackenzista, este é um momento importante porque marca toda a construção de uma Instituição que tem um fundamento muito claro”, disse o chanceler, referindo-se a Cristo.

"Marcar esses espaços, lembrando a história, é importante porque há muito suor e lágrimas nessa construção, muito sacrifício. Hoje, estamos no mundo inteiro, mas antes foi um começo humilde. É importante os professores relembrarem que por aqui passaram pessoas que não tinham muitos recursos, como os de hoje, e que construíram a Escola de Engenharia”, disse o chanceler.

Passado, presente e futuro 

Atualmente, o ensino passa por uma reformulação e modernização de matrizes, com o objetivo de se manter na liderança. “Com a ajuda da Reitoria, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e de empresas, estamos criando inúmeros laboratórios, que vão se tornar referência no Brasil”, conta o diretor da EE, professor Marcos Massi. Com mais de 30 novas empresas parceiras, os professores e alunos vão passar a ter mais contato com o mundo real dos engenheiros e químicos. 

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, as instituições de ensino precisam estar próximas do mercado. “A Universidade tem um papel muito relevante para essas organizações. Nosso país ainda enfrenta problemas crônicos. E a universidade é maravilhosa nesse contexto social e econômico porque levamos e desenvolvemos conhecimento, tecnologias, processos novos”, completa.

Quem recebeu diversas homenagens durante o evento foi o professor e engenheiro Marcel Mendes, que no mesmo dia completava 50 anos de formado. O reitor fez questão de mencionar como Marcel conhece a trajetória mackenzista. “Ele deu prova disso na abertura do nosso evento dos 125 anos, quando contou nossa história. Uma aula que nos traz momentos importantes”, relembra. 

Marcel Mendes se formou no dia 15 de dezembro de 1971 e foi convidado para ser professor no Mackenzie exatamente no mesmo dia. “Esse ambiente me convida a uma reflexão sobre o passado”, afirma ele ao pensar o quanto dedicou de sua vida para formar profissionais.

"Assinei muitos diplomas como diretor da Engenharia, como vice-reitor também. Foram mais de 5 mil diplomas de engenheiros. Isso mexe muito comigo”, conta Mendes.

O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, que também é engenheiro, parabenizou a todos pelo trabalho realizado. “Eu não tenho dúvidas de que estes marcos, que hoje ficam tão claros aqui, são frutos de um procedimento iniciado lá atrás e que estão sendo preservados para o futuro”, afirmou, e acrescentou em tom de brincadeira com os presentes: "vocês estão bem conservados para estarem com 125 anos”.

Também estavam presentes no evento os professores Wallace Tesch Sabini, pró-reitor de Controle Acadêmico; professora Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação; Luiz Carlos Lemos Júnior, pró-reitor de Planejamento e Administração; e Eduardo Castedo Abrunhosa, coordenador do CHCM.