Cultura

Coordenadora do programa de português de Harvard participa de reunião no Mackenzie

Possível parceria entre as universidades em curso para alunos americanos foi tema do encontro 

15.06.202217h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Coordenadora do programa de português de Harvard participa de reunião no Mackenzie

Na última segunda-feira, dia 13 de junho, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu a coordenadora do programa da língua portuguesa de Harvard, Cristiane Soares, e representantes do Escritório Harvard Brasil, Camilla Rodrigues e Timothy Linden, para uma reunião sobre uma possível parceria e criação de um curso de português para os alunos da universidade americana. 

A proposta do programa Abroad, que teria a duração de oito semanas, entre os meses de junho e julho, a partir de 2024, é a Universidade de Harvard oferecer, para até 15 estudantes do programa de português, com nível intermediário, uma imersão completa no estudo da língua e sobre o Brasil, no qual a UPM seria a instituição hospedeira.  

Segundo a coordenadora Cristiane Soares, um dos objetivos é colocar os alunos norte-americanos em contato com a sociedade brasileira e, por isso, além do curso de língua portuguesa, o programa contará com um curso de estudos sobre cultura e história do Brasil, lecionado por um professor da UPM. Das oito semanas previstas de programa, seis delas são em sala de aula e as outras duas com atividades extracurriculares que enriquecerão a experiência e o aprendizado dos alunos. 

Ainda de acordo com a coordenadora, o programa trará estudantes de diversos cursos da universidade americana, com inclinação e interesse profissional no português. “Os alunos estão extremamente empolgados com a possibilidade de poder vir para cá e, provavelmente, entrar em contato com instituições e empresas que estejam ligadas com seus campos de atuação”, disse Soares. 

Sobre a possível parceria entre as instituições, a coordenadora definiu como “muito interessante para os nossos alunos porque, obviamente, o Mackenzie é uma instituição conhecida, não só no Brasil, mas fora do Brasil, e traria para os alunos de Harvard uma experiência única”. Ela também reforçou que os estudantes são extremamente interessados em qualquer questão relacionada a história brasileira. 

O coordenador da COI, professor Pedro Buck, contou que a oportunidade de parcerias entre Mackenzie e universidades do exterior acontece por meio do EducationUSA, que facilita a interação as instituições, além de permitir o intercâmbio de experiências entre alunos de diferentes culturas e, no caso dos estudantes estrangeiros, a prática do português. “Eles têm a oportunidade de conhecer o nosso campus e visualizar oportunidades profissionais. Vamos mostrar aquilo que somos muito bons: o acolhimento, a capacidade dos nossos professores, a simpatia dos nossos alunos. É o Mackenzie ganhando também projeção internacional”, falou o professor Buck. 

Participaram da reunião a professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, Simone Fuso, e membros do EducationUSA.