A imagem apresenta uma pessoa desenhando.
Eventos

Mackenzista apresenta protótipo na Semana de Design de Milão 2022

Equipe de Manoela Gazze conquistou o 2º lugar na 1ª edição do Prêmio Adriana Adam de Design, com o projeto da Luminária Auris

21.06.202218h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista apresenta protótipo na Semana de Design de Milão 2022

A mackenzista Manoela Gazze representou seu trabalho, sua equipe (Verônica dos Santos Ribeiro e Vitória Pereira Munhoz), e o curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) na Semana de Design de Milão 2022, que aconteceu entre os dias 06 a 12 de junho. O time havia conquistado anteriormente o 2º lugar na 1ª edição do Prêmio Adriana Adam de Design, com o projeto da Luminária Auris

A Semana de Design de Milão é composta por vários eventos, como por exemplo o espaço para jovens talentos de até 35 anos, Salone Satellite, em que foi exposto o protótipo das mackenzistas.   

O projeto nasceu da intenção de trazer o bem-estar e a leveza da natureza ao ambiente moderno. “O papel vergê foi escolhido para passar suas formas suaves em contraste à força de sua haste em latão. O design foi inspirado nos troncos de árvores cobertos por urupês, estruturas delicadas que abraçam as árvores das florestas tropicais. Foi essa sensação de conforto que buscamos traduzir e incorporar na Auris”, explica Manoela. 

A universitária ainda relembra que o Mackenzie esteve presente em todas as fases do trabalho, apoiando o grupo por meio de sua estruturação eficaz do curso de Design. “Entramos no concurso pensando que seria uma experiência interessante. Então, veio a grande notícia e foi uma oportunidade ímpar, sem dúvidas”, conta a mackenzista.

A experiência da vivência na cidade do design italiano

Representando seu grupo em Milão, Manoela Gazze afirma que a troca de experiências entre as diferentes culturas é um grande ponto positivo da viagem para sua carreira, além do imenso privilégio que foi viver esse momento único. “A cidade estava repleta de pessoas de todas as partes do mundo, expondo seus trabalhos ou apenas curtindo a experiência. Foi muito interessante observar a forma como pessoas de origens diferentes interagiam com os mesmos objetos, como os enxergavam e os entendiam. Transitar entre as instalações das grandes marcas do mercado e aqueles que, como eu, ainda estão começando, foi extremamente enriquecedor”, finaliza. 

Confira abaixo, um bate-papo que fizemos com a Manoela para saber mais do projeto e dos planos futuros.

Como foi todo o processo de realização do protótipo desde seu início até a chegada à Semana de Design?
Manoela: A luminária foi projetada em 2021 por mim, Verônica Ribeiro e Victória Munhoz, na disciplina de Projeto II, focada em design de produto, no segundo semestre do Curso de Design do Mackenzie. Em janeiro de 2022, ela foi premiada com o segundo lugar no Primeiro Prêmio Adriana Adam, concebido pelo arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce e pelo jornalista Marcelo Lima.

Nas palavras do próprio Pesce, “a ideia impressiona tanto pela inovação do material quanto pelo formato final. Lembra, e muito, as belas orquídeas da Amazônia. Ainda destaco a modularidade dos elementos como outro ponto positivo, além de sua possível qualidade da luz produzida”.

No Salone Satellite estávamos entre os 600 talentos selecionados por Marva Griffin, curadora e idealizadora deste espaço de criatividade e inovação. Lá pudemos mostrar nosso trabalho a um universo de pessoas apaixonadas por design e interessadas em novas formas de ver e executar.

Qual foi a recepção dos visitantes com a peça?
Manoela: O uso do papel se destacou muito, visto que os visitantes ficaram bastante impressionados e eram convidados a chegar perto e apreciar as texturas e sombras projetadas, foi muito bonito observar a surpresa nos rostos e logo depois ouvir “como vocês fizeram isso?”.

O trabalho foi desenvolvido por você e mais duas alunas, como vocês se sentiram com essa oportunidade e como se organizaram para realizar a viagem a Milão?
Manoela: Demorou um pouco para a ficha cair. Entramos no concurso pensando que seria uma experiência interessante, pois era o nosso primeiro. Trabalhamos junto à nossa patrocinadora, Itens Collections, para produzir o protótipo que foi levado para Milão. Infelizmente, a premiação incluía passagem e estadia apenas para uma pessoa, então decidimos fazer um sorteio.

A equipe tem planos para a continuação do trabalho desenvolvido?
Manoela: Sim, claro! Estamos trabalhando com a Itens Collections para transformar a Auris em um produto.

Como o Mackenzie apoiou vocês e que oportunidades foram abertas pela formação?
Manoela: Pode-se dizer que o Mackenzie nos apoiou em todas as fases deste trabalho, com uma estruturação eficaz do curso de Design e de seus docentes muito qualificados, em especial os orientadores desse projeto: Tereza Ricetti, Grace Kishimoto e Olavo Aranha. Eles foram responsáveis por nos instigar e apresentar os conhecimentos e meios necessários para a criação da Auris. Portanto, esta formação está entre as principais premissas da nossa participação e conquista do segundo lugar no Prêmio Adriana Adam de Design.

 


Protótipo da Luminária Auris