Mundo

Comitiva da Universidade de Notre Dame visita UPM

Oportunidades de intercâmbio, pesquisa e troca de conhecimento foram temas da reunião

06.05.202214h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Comitiva da Universidade de Notre Dame visita UPM

A Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu, na tarde do dia 05 de maio, quinta-feira, a comitiva da Universidade de Notre Dame, dos Estados Unidos - uma das mais importantes instituições de ensino superior no mundo, estando classificada como a 28ª melhor universidade nos EUA e 183ª no Ranking Global da THE - para uma visita de aproximação e avaliação de futuras parcerias entre as duas instituições de ensino superior. Representantes do escritório do EducationUSA, órgão do Departamento de Estado dos Estados Unidos que media tais relações, também participaram do encontro que ocorreu no campus Higienópolis.

A diretora Senior de Global Education da Notre Dame, Hong Zhu, declarou que estava muito feliz em estar no Brasil e poder conhecer o Mackenzie mais profundamente. De acordo com ela, a Universidade de Notre Dame conta com mais de oito mil estudantes na graduação, além dos da pós e professores que podem aproveitar as oportunidades de troca com o Mackenzie.

"Nossa vontade é intensificar a atuação da nossa universidade na América Latina, com especial atenção ao Brasil. Atuamos em programas variados nas áreas de Engenharia, Negócios, Artes e Letras, Direito, Economia e muitos outros, então acredito que existam muitas oportunidades de aproximação com o Mackenzie", afirmou ela.

O professor Pedro Buck, coordenador da COI, conduziu o encontro e apresentou as principais características da UPM, seus diversos cursos de graduação e programas de pós-graduação em seus três campi, Higienópolis, Alphaville e Campinas.

"Estamos felizes em tê-los aqui para abertura de fronteiras e barreiras. É muito importante estreitarmos laços com instituições internacionais que atuam com excelência, oferecendo o melhor aos nossos estudantes e professores, e também recebendo alunos e docentes de fora. No mundo em que vivemos, não é possível se ter uma educação de qualidade sem uma troca intensa com parceiros ao redor do mundo”, comentou Buck sobre a intensificação da atuação na internacionalização da UPM.

A responsável pelo Brasil no programa Study Abroad da Notre Dame, Maggie Hook, pontuou que cerca de 75% por cento dos graduandos da sua universidade costumam estudar fora em algum momento da formação.  “Especialmente nos Summer Programs, vislumbramos boas oportunidades aqui no Brasil, ou mesmo para programas de estágio, já que boa parte de nossos alunos costuma viajar no terceiro ano de curso em geral”.

A assistant director do escritório de São Paulo do Global Center da Universidade de Notre Dame, Thaïs Burmeister de Campos Pires, complementou, “temos algumas iniciativas que trazem estudantes para cá, como o programa ‘Brasil é um mosaico cultural’, no qual os estudantes têm aulas sobre o país e conhecem as diversas facetas da cultura, fazendo uma imersão”.

A ideia de ampliar a aproximação com o Brasil, no entanto, de acordo com os representantes da Notre Dame, caminha bastante na direção de aumentar a relação de pesquisa com o país. “Mas reconhecemos que a Língua Portuguesa ainda é uma barreira para o aumento do intercâmbio para o Brasil”, adicionou Thaïs.

O coordenador da COI aproveitou para destacar que, dentre os diversos benefícios das instituições parceiras com a UPM, existe ainda um curso específico de português para estrangeiros no Mackenzie Language Center (MLC) da Universidade, uma alternativa que permite não apenas estudar a língua, mas também expandir as oportunidades de cursos e experiências dos visitantes estrangeiros aqui no Mackenzie.

Pesquisa e relacionamento

Os professores da UPM Paulo Simões, da Escola de Engenharia (EE), que atua no Centro de Rádio-Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM); Mariana Barboza Baeta Neves Matsushita, da Faculdade de Direito (FDir); e Charles de Castro Vincent, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) também participaram do encontro, comentando os diversos programas e oportunidades de pesquisa conjunta nas áreas.

Buck ainda destacou especialmente o programa Exchanging Hemispheres, com cursos de curta duração em parceria com universidades estrangeiras para beneficiar alunos e professores mackenzistas e externos.

Além dos participantes já citados, os representantes do EducationUSA, David Medeiros e Rafael Lemos, que estiveram também no encontro, ficaram muito satisfeitos com a aproximação das duas instituições e se colocaram à disposição para estreitar ainda mais tais laços e colaborar para as futuras parcerias.