A imagem apresenta uma pesquisa com gráficos.
Eventos

Pesquisa realizada entre Mackenzie e USP debate atributos urbanos e saúde do coração

Evento acontecerá de forma híbrida, necessitando de inscrição prévia para participar de forma presencial

06.05.202209h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisa realizada entre Mackenzie e USP debate atributos urbanos e saúde do coração

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com o Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde IEA-USP, realizará, no dia 13 de maio às 14h, o debate sobre Saúde Urbana: Atributos Urbanos e Saúde do Coração, que discutirá os resultados da recente pesquisa realizada por ambas instituições e financiada pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa. O evento acontecerá de forma presencial, disponibilizando um total de 35 vagas. Além disso, também será transmitido on-line que, diferente do formato presencial, não terá limite de pessoas e não será necessário realizar inscrição prévia. 

A pesquisa teve como objetivo geral analisar as possíveis relações entre as condições do ambiente construído da cidade de São Paulo e sua incidência nas condições da saúde da população, em específico, de infarto agudo do miocárdio. “Estamos fazendo um evento para mostrar os resultados dessa pesquisa, que são muito interessantes e mostram uma forte correlação entre os equipamentos públicos na cidade de São Paulo que se relacionam às atividades esportivas, atributos que mostraram um forte impacto na redução do risco do infarto do miocárdio”, explica o professor da FAU Mackenzie, Carlos Leite. 

A parceria entre as instituições surgiu por meio do professor mackenzista, que também faz parte do grupo de espaço urbano e saúde do IEA-USP e, há quatro anos, tomou a iniciativa de juntar as duas organizações e iniciar uma pesquisa que pudesse trazer seu resultado ao conhecimento público de maneira conjunta. 

“É um trabalho multidisciplinar envolvendo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da nossa FAU e pesquisadores de diversas áreas do Instituto de Estudos Avançados da Faculdade de Geografia e da Faculdade de Medicina da USP”, destaca Leite.

O professor conta que tem grandes expectativas para a realização do evento, uma vez que apresentará a conclusão obtida através da apuração. “O resultado mostra uma validade proveitosa de fazer essa pesquisa multidisciplinar e também no sentido de formulação de políticas públicas integradas ao território para que possamos promover, gradativamente, cidades mais saudáveis. Essa é nossa grande meta”, conclui.

Para acompanhar esse resultado e participar do debate, clique aqui, inscreva-se e garanta sua vaga. 

Serviço
Saúde Urbana em Debate: Atributos Urbanos e Saúde do Coração
Data:
13 de maio
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala Alfredo Bosi
Inscrições: no link