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Autoavaliação

Autoavaliação

A Comissão de Autoavaliação, composta por membros Internos, Externos, Discentes e Egressos considera o Planejamento Estratégico Próprio do Programa, os relatórios das Comissões, os Documentos da Área Interdisciplinar, a Ficha de Avaliação, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os indicadores obtidos pelos questionários criados e aplicados aos discentes, docentes, egressos e colaboradores.  O processo consiste em envolver a participação de distintos atores internos, estratégicos e operacionais.  

 

Composição:
Internos - Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Blascovi de Assis (UPM), Prof. Dr. Luiz Renato Rodrigues Carreiro (UPM), Prof.ª Dr.ª Miriam de Oliveira Ribeiro (UPM)
Externos - Profa. Dra. Fátima Aparecida Caromano (USP)
Discente - Mariangela Castilho Uchoa de Oliveira
Egresso - Prof.ª Dr.ª Ana Rita Avelino Amorim
Técnico Administrativo - Daniele Aparecida Gomes

 

Objetivos

A autoavaliação do programa tem como propósito avaliar diferentes aspectos do Programa durante um determinado ciclo, incluindo a própria sistemática de avaliação e identificando, ajustando e monitorando a qualidade dos dados gerados pela autoavaliação para definição de políticas e implementação de procedimentos com foco na formação discente e nos impactos e/ou inserção social das ações e produções do programa.

 

Método

O método adotado pelo PPG-CDH é baseado em perguntas que norteiam a autoavaliação.  Essa metodologia oferece várias vantagens e mostra-se como uma ferramenta eficiente para planejamento e execução de ações. Ele organiza informações de forma estruturada, garantindo que todos os aspectos importantes sejam considerados. É simples e pode contribuir para a melhoria de processos, planejamento estratégico e resolução de problemas. Ajuda a definir o que precisa ser feito, por que, como e quem será responsável, facilitando a execução. As respostas claras e diretas tornam mais fácil o alinhamento entre equipes e partes interessadas. Permite que as decisões sejam baseadas em informações organizadas e bem definidas, ajudando a estruturar planos de ação, garantindo que nada essencial seja esquecido e facilitando a execução com maior controle e previsibilidade. Assim, as perguntas selecionadas foram: O que? (Que define a ação ou atividade que será realizada); Quem? (Especifica quem será responsável por fornecer a informação); Como? (Descreve o processo ou método que será utilizado para executar a ação). Quando? (Define o prazo ou cronograma para a realização da ação) e Por que? (Justifica a necessidade da ação, apontando os objetivos e benefícios esperados).

 

Na perspectiva do PPG-CDH, as perguntas foram relacionadas da seguinte forma:

O que?

  • Avaliação dos docentes (disciplina, disponibilidade, relacionamento)
  • Avaliação da Universidade (infraestrutura – banheiro, sala de aula e processos administrativos – setor de bancas secretaria do programa, financeiro, atendimento geral a aluno)

 

Quem?

  • Docente, discente, funcionários

O público alvo da nossa avaliação são os participantes do processo de formação do aluno de pós-graduação, os docentes, o próprio discente e os funcionários acadêmicos e administrativos que os acompanham.

 

Como?

  • Questionários online sem identificação

Os questionários com perguntas fechadas trazem dados objetivos e mensuráveis para a avaliação. As perguntas abertas permitem que os respondentes possam expressar-se de modo mais espontâneo e os dados podem ser avaliados qualitativamente.

  • Reuniões periódicas mensais do colegiado de professores

A cada reunião do colegiado do corpo docente havia espaço para pauta envolvendo aspectos da autoavaliação, como andamento das orientações, das aulas, das avaliações em disciplinas, do planejamento dos semestres, da distribuição das orientações, autoavaliação do processo seletivo, dos critérios de distribuição de bolsas, prioridades para destinação das verbas para capacitação docente, estratégias de capacitação da equipe técnica de apoio e discussão de pauta sugerida pela CAA como seguimento dos egressos, perfil de professores para contratação.

  • Reuniões de grupos ou comissões específicas ou temporárias

Ao longo do quadriênio, houve a formação de comissões específicas para tomadas de decisão em função de uma demanda levantada pelas discussões do colegiado. Exemplos de comissão: a) de readequação da matriz curricular e de mudança do nome, que foi responsável pela proposição da reestruturação das disciplinas considerando sua atualidade, pertinência ao público-alvo, sobreposição de disciplinas, aderência e distribuição entre as linhas de pesquisa e b) comissão para preparação de processo seletivo docente, responsável por preparar edital e avaliar candidatos considerando os critérios de elegibilidade para a vaga oferecida.

Além disso, para garantir espaço mais livre de discussão, foi organizado pelos membros discentes da CAA uma reunião com os alunos das comissões do programa que possuem representação discente, incluindo seus suplentes, como os da comissão de bolsas, colegiado dos professores, Associação de Pós-Graduandos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (APG Mackenzie).

 

Quando?

A integralização da análise de dados é bianual, entretanto algumas tomadas de decisão podem ocorrer em diferentes momentos poque são parte de um processo dinâmico gerido coletivamente, via colegiado de professores, que toma decisões estratégicas para o desenvolvimento do PPG com foco na formação docente.

Reuniões da comissão de autoavaliação ocorreram na frequência de duas vezes no semestre sendo a primeira reunião exclusiva dos membros da comissão e a segunda reunião como parte da pauta da reunião de colegiado, onde foram discutidos os temas identificados pela Comissão de autoavaliação como relevantes para a discussão mais ampla e para tomada de decisões.

 

Por quê?

Em um processo de autoavaliação na pós-graduação, essa questão pode ser respondida com motivos que justifiquem a importância da avaliação, como: 1-Melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem; 2- Atendimento a exigências legais e diretrizes de órgãos reguladores; 3- Identificação de pontos fortes e áreas de melhoria no programa; 4- Aprimoramento da infraestrutura, metodologia e currículo com base em feedbacks; 5- Engajamento de professores, alunos e gestores na construção de um ambiente acadêmico mais eficiente; 6- Tomada de decisões estratégicas fundamentadas em dados coletados.

 

Plano de autoavaliação quadrienio 2021-2024

Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação Guia de Trabalho CAPES

Evento comemorativo de 12 anos de defesas de Doutorado do PPG-CDH

Livro comemorativo: Ciências do Desenvolvimento Humano 2024