Imagem com um homem escrevendo em uma folha

Projeto Incluir Direito do Mackenzie ganha prêmio Innovare

Trabalho foi reconhecido na categoria Advocacia

21.12.202117h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto Incluir Direito do Mackenzie ganha prêmio Innovare

O Projeto Incluir Direito, criado pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), em parceria com o Mackenzie, recebeu, no dia 07 de dezembro, o prêmio Innovare, em sua 18ª edição, na categoria "Advocacia''. A premiação tem o intuito de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Assista à cerimônia clicando no link, a apresentação do trabalho está a partir do minuto 42.

De acordo com a professora da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Alessandra Benedito, o projeto Incluir Direito é uma ação bastante significativa e inovadora. Um trabalho que vem transformando a vida de alunos pretos e pardos, já que os escritórios de advocacia foram territórios eminentemente de pessoas brancas que tiveram sempre muita dificuldade com essa diversidade racial.

“A partir do projeto, a gente conseguiu verificar a possibilidade desses jovens fazerem parte desses escritórios, ajudando na construção de uma sociedade mais justa. Então o prêmio Innovare coloca em evidência e dá a chance de que exista crescimento nesta ação”, apontou a professora.

O professor da FDir, Adilson José Moreira, ainda destacou que a importância deste prémio é muito significativa, pois atualmente vivemos em uma das sociedades mais racialmente desiguais do mundo, algo que também se manifesta na advocacia.

“O prêmio ocorre em um momento no qual lideranças negras e instituições públicas e privadas estão em um processo crescente de engajamento para a promoção da igualdade racial nas mais diversas esferas da vida social. Esse prêmio garante visibilidade a uma iniciativa que tem como propósito promover a justiça racial. Mais do que isso, ele mostra a importância de expandirmos essa iniciativa para outras áreas”, afirmou o professor.

“Então, de maneira corajosa, inovadora, destemida, a nossa querida Instituição refaz o caminho que nos originou, incluindo pessoas pretas e pardas e permitindo que esses talentos sejam entregues para o mundo a partir de uma iniciativa tão preciosa como o projeto Incluir Direito agora premiado no Innovare”, finalizou a Alessandra Benedito.

Sobre o projeto

O objetivo do Projeto Incluir Direito é implementar os ideais de inclusão social, promovendo a participação dos pretos e pardos na área jurídica. Esses ideais regem as atividades das Instituições envolvidas, promovendo atividades que desenvolvem habilidades necessárias à realização profissional de estudantes, tais como: cursos para desenvolver postura profissional, estratégias para participar de processos seletivos, formas de lidar com situações difíceis em ambientes competitivos, reforço de habilidades de leitura, interpretação e produção de textos, curso de inglês, além de reflexões sobre a desigualdade racial no Brasil e a importância da diversidade para realização de uma sociedade igualitária e democrática.