Jovens atletas em pé com bandeira do Mackenzie ao centro
Esporte

Equipe de Natação do Mackenzie Brasília conquista bicampeonato dos Jogos Escolares do Distrito Federal

Time repetiu o feito de 2018 e venceu todas as provas das categorias infantil e juvenil 

27.08.201914h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Equipe de Natação do Mackenzie Brasília conquista bicampeonato dos Jogos Escolares do Distrito Federal

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe de Natação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) venceu todas as categorias disputadas nos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF). O torneio -  um dos maiores e mais disputados da região, ocorreu nos dias 24 e 25 de agosto, no Complexo Aquático Cláudio Coutinho, em Brasília.

O Mackenzie superou todas as demais Escolas participantes, após acumular pontuação bem acima da média alcançada por outros competidores tradicionais da cidade. Na categoria masculino de 12 a 14 anos, por exemplo, o time somou 116 pontos, ficando à frente do Marista (77), do Ideal (70) e do La Salle, que em 4º, marcou 47 pontos. Entre as meninas da mesma faixa etária, o score foi ainda maior, chegou a 123 pontos e colocou o time à frente do Marista João Paulo II (88), do Leonardo Da Vinci (87) e do La Salle (59).

Um dos atletas mais destacados foi Gabriel Dourado Fayad, de apenas 13 anos, que subiu ao pódio três vezes, em provas individuais: nos 200m medley masculino, nos 50m peito masculino e nos 100m peito masculino. O nadador ainda conquistou medalhas no revezamento 4x50m medley, no revezamento 4x50 metros medley misto e no revezamento 4x50m livre. Entre as meninas, o destaque foi Rafaela Gebrim que conquistou o ouro nos 200m Livres.

“Tenho treinado bastante, me dedicado muito, mas a equipe foi muito importante para as minhas conquistas nesse JEDF. Não tive muito tempo de descanso entre as provas, então, essa energia do time foi especial. Nos 200 Medley abaixei meu tempo e alcancei minha melhor marca até aqui”, comentou Gabriel.

“Todo mundo fica nervoso, é normal, mas nos unimos e nos ajudamos o máximo possível. Temos treinado muito, o técnico vem cobrando mais e precisamos colocar isso em prática nos campeonatos, então, a saída é estarmos sempre juntos”, disse Melissa Ayane Oyama, de 13 anos, que participou das conquistas nos revezamentos.

Com 38 atletas inscritos, o time entrou no campeonato com nadadores federados e esportistas do nado sincronizado. “O forte da nossa equipe, definitivamente, é o grupo. Temos um grupo forte, que se ajuda e que consegue impulsionar cada atleta a alcançar o alto rendimento, durante os torneios”, explicou Renato Dourado, treinador da equipe de natação do CPMB e treinador de natação.

“Ficamos todos muito felizes com os resultados. Vários dos atletas baixaram o tempo e conseguiram medalhas. Considerando ainda que alguns deles são da Pré-equipe. Ou seja, teve a questão de dar mais experiência ao grupo”, comentou Renato Dourado. “E de acordo com o regulamento de convocação da seleção brasiliense, para os jogos nacionais, teremos de quatro a cinco atletas convocados, entre eles, claro, o Gabriel. Estamos muito orgulhosos”, completou.

Treinamento e preparação

Para garantir o resultado, os treinos foram bastante intensos, garantiu Renato Dourado. A ideia foi fazer com que os atletas atingissem a alta performance, até o início do campeonato. “Estamos em ritmo forte, desde que voltamos às aulas”. Os atletas entram na piscina pelo menos três vezes na semana, por 1h30, e ainda fazem o aprimoramento físico fora da água, em períodos e dias alternados.

A equipe de natação do CPMB está sob o comando de Renato Dourado desde 2016. De lá pra cá, a preparação vem sendo focada em competições maiores, a exemplo do JEDF 2019. Em 2017, o time ficou em terceiro nos Jogos. “Nossa equipe já nasceu forte, inclusive, já perdemos alguns atletas para clubes e times, mas continuamos com excelentes atletas e muito interesse dos alunos, tivemos até que separar a equipe principal dos novatos, que ficarão em uma pré-equipe”.

JEDF

Essa é a 59ª edição do JEDF, que reúne os vencedores de cada Região Administrativa (R.A.), como são conhecidas as cidades que compõem o DF, das faixas etárias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os vencedores representam o Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude, a competição nacional. Com visibilidade, o JEDF promove os alunos e muitos deles seguem carreiras promissoras nos esportes que praticam. 

“Os jogos escolares são a competição mais importante a nível escolar no DF. É através dos jogos escolares que são descobertos a maioria dos futuros atletas, como a campeã olímpica Sarah Menezes, do Judô, que competiu de 2005 a 2007”, concluiu Dourado.