A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) iniciou oficialmente, no dia 08 de setembro, a 37ª edição da Semana de Engenharia, no campus Higienópolis. O encontro reúne, neste ano, mais de 110 empresas parceiras e apresenta uma programação com cerca de 170 atividades, entre palestras, minicursos e mesas-redondas.
“É um momento de celebração e de reconhecimento pelo esforço em manter essa tradição com qualidade. A Semana de Engenharia não apenas traz aprendizado e conexões, mas também reforça o respeito que nossa Universidade tem diante das empresas e parceiros que nos apoiam”, destacou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que também reforçou que o evento vai além da troca acadêmica, representando um espaço de congregação entre professores, estudantes, técnicos e parceiros externos.
Seguindo esse pensamento, o diretor da EE, Marcos Massi, enfatizou o crescimento da edição de 2025 e as inovações em relação às atividades oferecidas. “Somamos mais de 10 mil inscrições neste ano. Além das palestras, minicursos e mesas-redondas, temos novidades e eventos paralelos. Agradeço às empresas que aceitaram o convite para estarem conosco e desejo a todos um excelente evento”, disse o diretor.
Já o coordenador de Extensão da EE, professor Delmárcio Gomes, reforçou que a programação tem como foco aproximar os alunos do mercado de trabalho. “Estamos trazendo muitos eventos e empresas, que estão prontas para trocar conhecimento com os nossos estudantes. A cada edição, nós contamos com instituições especificas para tornar a formação profissional mais conectada com a realidade dos nossos alunos”, afirmou o professor.
A primeira conferência da programação teve o tema “Nascar Brasil e o crescimento do Motorsport no país”, com a presença do CEO da Mais Brasil Esportes, Carlos Col; o diretor de Marketing da Mais Brasil Esportes, Gustavo Carvalho; o diretor e representante da Nascar, Tom Dannemiller; e o proprietário e chefe de equipe da Full Time Sports, Mauricio Ferreira.
O grupo de palestrantes abordou desde aspectos técnicos de fabricação, motor e manutenção até a gestão de equipes e as oportunidades de carreira no setor. “Agradeço ao Mackenzie pelo convite e a oportunidade de estarmos juntos aqui, estamos evoluindo para ter uma parceria de várias maneiras, para crescer o automobilismo aqui no Brasil, e dar oportunidade aos alunos que tenham interesse em trabalhar na área”, expressou o representante da Nascar, Tom Dannemiller.
O chefe de equipe da Full Time Sports, Mauricio Ferreira, relembrou sua trajetória profissional e destacou que o sonho de trabalhar no automobilismo nasceu ainda na infância. Por ser filho de mecânico, ele contou que sempre acreditou ser possível chegar ao ponto mais alto da modalidade no Brasil.
De acordo com Mauricio, o segredo do sucesso está nas pessoas e na atenção aos detalhes. “Sonhava com isso desde cedo e acabei alcançando esse sonho dentro de um time e sei que a gestão de pessoas é o sucesso de uma equipe. Os pequenos detalhes fazem a diferença em uma equipe de sucesso”, afirmou.
O diretor de Marketing da Mais Brasil Esportes, Gustavo Carvalho, destacou que sua proposta durante a abertura do evento era oferecer ao público universitário uma visão ampla sobre a Nascar, unindo aspectos institucionais, como a dimensão do esporte e seus números. Segundo ele, a ideia foi construir um conteúdo que englobasse diferentes perspectivas, aliando informação prática e conhecimento aplicado.
Vale destacar que a Nascar Brasil trouxe ao campus Higienópolis um carro de competição, empolgando os mackenzistas e os deixando à vontade para conhecerem e tirarem fotos. Com isso, o CEO Carlos Col ressaltou o impacto da exposição do carro e a importância de aproximar os estudantes do universo das competições.
Ele explicou que a iniciativa buscou mostrar como a engenharia é concreta nesse tipo de projeto. “A ideia é fazermos uma demonstração de como a engenharia se aplica na prática, de uma forma sedutora, que são as competições de automóveis. Queremos trazer um pouco do que vivemos para dentro da universidade”, destacou Carlos.
Com uma programação que se estende até o dia 12 de setembro, a Semana de Engenharia promete ser uma das edições mais marcantes e envolventes, contando com novidades como o Desafio de Inovação, em que o vencedor será premiado com uma imersão internacional de 15 dias na Austrália; e o Safe City Tech Challenge, que desafia estudantes e profissionais a desenvolverem soluções tecnológicas para melhorar a segurança das cidades brasileiras. Haverá também a premiação do projeto vencedor com uma viagem ao Vale do Silício.






