Apresentação do curso

 

Turma Confirmada!Início das aulas em15 de outubro de 2026.

Não perca a oportunidade de dominar o setor de Direito Farmacêutico e da Saúde. Inscreva-se já!

 

O setor da saúde está em constante crescimento, tanto na indústria farmacêutica quanto nos serviços de saúde, impulsionado pelos avanços da tecnologia, pesquisa científica e da inovação no Brasil e no mundo, o tem demandado crescente dedicação das agências reguladoras mundiais às análises de serviços e de novos produtos de saúde ofertados à sociedade, assim como tem desafiado os sistemas de saúde em geral nos cuidados aos doentes.
A judicialização da saúde é um fator latente e com características próprias do nosso país, sendo o país que mais se judicializa em matéria de saúde na atualidade, e conhecer suas peculiaridades permitirá ao aluno a melhor compreensão sobre os temas que serão abordados proporcionando um conhecimento mais refinado e proporcionando um ambiente mais técnico e seguro de tomada de decisão nos seus espaços de trabalho. Esse curso se assemelha ao modelo Europeu Português, cujo programa foi cuidadosamente elaborado por Dacylene Amorim, que é advogada e farmacêutica, e Carla Barbosa, professora e investigadora da Universidade de Coimbra.

Objetivo

•Conhecer o ciclo do medicamento, assim como a proteção jurídica aos usuários do produto; Entender o papel dos agentes da cadeia logística e terapêutica, além das respectivas responsabilidades administrativas e cíveis;
•Reconhecer os direitos e avaliar a segurança do paciente, incluindo as novas tecnologias e sua interface com a LGPD;
•Discutir os desafios dos medicamentos de uso off-label e seu fornecimento; Comparar as ações da farmacovigilância, reações adversas e o regime jurídico brasileiro frente a outros países europeus;
•Reconhecer a bioética como um pilar das relações entre os profissionais da saúde, os sujeitos de pesquisas e os pacientes, além de suas responsabilidades frente à sociedade;
•Entender o papel da farmácia comunitária na assistência primária frente à desafios sanitários;
•Avaliar e discutir os desafios bioéticos e regulatórios da terapia gênica, além de permitir ao aluno uma análise mais crítica sobre a sustentabilidade dos sistemas de saúde do Brasil.

Público-Alvo

Bacharéis em direito, advogados, farmacêuticos, gestores de unidades de saúde, administradores, economistas, além de profissionais que desejam atuar na área do direito administrativo e regulatório, assim como aqueles os demais profissionais com atuação no setor da saúde.

Pré-requisitos

Ensino superior em qualquer área do conhecimento.

Sobre a matrícula no curso

Para se inscrever neste curso, você deve selecionar a opção "CURSOS DE EXTENSÃO".

Sua matrícula só estará confirmada mediante o pagamento.

A confirmação do curso está sujeita a formação da turma.

 

Agenda do curso

Outubro: 15 (quinta), 23 (sexta) e 30 (sexta) - 19:00H / 22:40H

Novembro: 06 (sexta), 13 (sexta), 20 (sexta), 27(sexta) - 19:00H / 22:40H

Dezembro: 04 (sexta) - 19:00H / 22:40H

          05 (sábado) - 14:00h/18:00h