A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, FAU-MACKENZIE, escola com posição de destaque no ensino de arquitetura no país, possui atualmente dois cursos de graduação - Arquitetura e Urbanismo e Design, Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, cursos de especialização Lato Sensu, atividades de Pesquisa e Extensão.
A FAU - MACKENZIE é conhecida pela tradição e excelência na formação em projeto, em suas diversas escalas - do objeto, ao edifício e à cidade, pela qualidade e valor de seus professores, estudantes e egressos, pelo avanço em pesquisas aplicadas e práticas extensionistas. A participação docente de arquitetos e urbanistas e designers, com destaque na profissão alia-se à presença de professores que conciliam a vocação acadêmica à reflexão e à pesquisa no campo profissional. Seus egressos atuam intensamente na profissão, no ensino, na pesquisa e no compartilhamento de conhecimentos com a sociedade.
Com localização estratégica na cidade de São Paulo, junto ao bairro central de Higienopólis, a FAU-Mackenzie possui excelente infraestrutura formada por ateliês, laboratórios, biblioteca, auditório, sala de vídeo conferência, etc. Conta com aproximadamente 2.800 alunos, 200 professores, 20 funcionários (administrativos e laboratoriais), além das estruturas de gestão formadas pela Diretoria e por 08 coordenações - 02 de graduação, pós-graduação stricto sensu, educação continuada, trabalho de conclusão de curso e pesquisa, atividades complementares e extensão, estágio e protagonismo estudantil e relações internacional e interinstitucional.
Em 12 de agosto de 2017 a FAU-Mackenzie completou 70 anos de fundação e 100 anos do Curso de Arquitetura que entre os anos de 1917 a 1947 esteve vinculado à Escola de Engenharia, do então Mackenzie College. É a primeira faculdade de arquitetura do Estado de São Paulo e uma das primeiras do país.
Carlos Leite de Souza
Diretor
Contatos
- (11) 2114-8313
- fau@mackenzie.br
-
Edifício Cristiano Stockler das Neves Rua Itambé, 143 - Prédio 9 Higienópolis . São Paulo . SP CEP: 01302-907
Professor Christiano Stokler das Neves
Professor Christiano Stokler das Neves, responsável pelo Curso de Arquitetura na Escola de Engenharia desde a sua criação, e primeiro Diretor da FAU-Mackenzie de 1947 a 1956.
Para saber mais sobre a história da FAU-Mackenzie e sua atualidade consultem as publicações a seguir:
1. Curso de Arquitetura da Escola de Engenharia Mackenzie, 1917-1947.
Pesquisa inédita de autoria da Prof. Dra Sylvia Ficher (Universidade de Brasilia) sobre a primeira fase do curso de Aquitetura quando este vinculava-se à Escola de Engenharia Mackenzie, entre 1917 e 1947.
Trata-se de uma importante contribuição para difundir a biografia e a trajetória dos professores assistentes de Cristiano Stockler das Neves (fundador e primeiro diretor do curso de Arquitetura) e dos egressos do curso de Arquitetura da Escola de Envenharia Mackenzie, que foi realizada durante a pesquisa de seu doutorado, mas que por motivos diversos não foi incorporada à sua tese de Ensino e Profissão: o curso de engenheiro-arquiteto da Escola Politécnica de São Paulo, defendida na USP em 1989.
A pesquisa foi gentilmente cedida pela pesquisadora em agosto de 2017 na ocasião do aniversário do centenário do Curso de Arquitetura Mackenzie; porém só pode ser publicada neste sítio um ano depois.
2. Arquitetura Mackenzie 100 anos FAU-Mackenzie 70 anos: pionerismo e atualidade
Livro organizado pelos Professsores Angélica Benatti Alvim, Eunice Sguizzardi Abascal e Eduardo Castedo Abrunhosa, fruto de pesquisa realizada no âmbito do fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). Organizado em 11 capítulos, de autoria de diversos professores da FAU- Mackenzie, o livro apresenta as origens do Curso de Arquitetura, em 1917, no âmbito da Escola de Engenharia Mackenzie, a criação da Faculdade de Arquitetura, em 1947, e suas transformações até a atualidade. É uma obra ricamente ilustrada com imagens do cotidiano da Escola, e de obras de arquitetos e designers de renomes nacional e internacional.
3. FAU+D Mackenzie: Arquitetura e Urbanismo & Design, Trabalhos de Conclusão 2021
FAU+D Mackenzie: Arquitetura e Urbanismo & Design, Trabalhos de Conclusão é a primeira de um conjunto de publicações anuais da FAU-Mackenzie que tem o propósito de apresentar uma seleção de trabalhos de conclusão dos seus cursos de graduação. A primeira edição abrange uma pequena amostra de trabalhos finais - 68 de Arquitetura e Urbanismo e 19 de Design - em um universo de 440 trabalhos desenvolvidos ao longo de 2021.
Organizada por um conjunto de professores e estudantes, a publicação divide-se em duas partes: 1) Trabalhos Finais de Graduação (TFG) do curso de Arquitetura e Urbanismo; 2) Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Design.
Apesar das denominações distintas, os Trabalhos de Conclusão correspondem às exigências dos componentes didáticos das últimas etapas dos cursos de graduação, e são considerados peças fundamentais para a formação qualificada que se pretende.
O processo de elaboração de um trabalho final de um curso com características projetuais é a síntese indissociável da pesquisa e do projeto que expressa os conhecimentos adquiridos pelo estudante ao longo de seu percurso acadêmico. O resultado, se bem concebido, pode ser a chave que contribui para abrir um caminho mais sólido para a vida profissional.
4. FAU+D Mackenzie: Arquitetura e Urbanismo & Design, Trabalhos de Conclusão 2022
Do “Casarão Franco de Mello, arquitetura e cidade: intervenção e patrimônio cultural” ao “FYSI - design de produto: embalagem de lápis de cor para crianças portadoras de daltonismo”, este catálogo nos revela os temas diversos que emergem de nossa escola com vigor, dedicação, competência e sintonia aos desafios do mundo atual. São trabalhos de conclusão de curso que sinalizam possibilidades de atuar por meio da ação projetual propositiva consistente e com responsabilidade social, urbanística e ambiental. Assim, além da consistente formação acadêmica profissional, os trabalhos apontam a fundamental capacidade de ajudar a promover cidades mais justas e equilibradas. Ou seja, os trabalhos revelam uma trajetória na escola que proporciona aos alunos e alunas, ao mesmo tempo, uma reputação única — cursos de Arquitetura e Urbanismo centenário e de Design com mais de meio século — e uma demanda desafiadora: olhar o futuro a partir da história.