Uma menina de aproximadamente quatro anos está em frente a um painel cheio de letras do alfabeto. Todas as letras têm ao lado um animal, como girafa, elefante.

Material Móvel: mais um diferencial dos Colégios Mackenzie

Recurso didático contribui com processo de pré-alfabetização e matemática, de maneira lúdica e criativa, na Educação Infantil

10.08.202116h57 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Material Móvel: mais um diferencial dos Colégios Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) trabalham com muitos diferenciais, entre eles está o Material Móvel, que possui impressão e gramatura diferenciadas, colocando as crianças em contatos com diferentes materiais impressos, fontes de textos variadas, ilustrações e propostas de interação com o texto, auxiliando a introdução do aluno na cultura letrada.

A analista Pedagógica da Superintendência de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Karen Melo, explica que o material móvel da Educação Infantil foi escolhido com o propósito de oferecer aos alunos e professores um livro com conteúdos lúdicos, que favorecem o uso dessas metodologias criativas, com ênfase no trabalho de pré-alfabetização e desenvolvimento matemático.

Impacto e corroboração no processo de pré-alfabetização na Educação Infantil 

“Esse trabalho (com o Material Móvel) traz ancoragens que precedem à alfabetização para que o aluno sistematize de maneira mais consciente, consistente e organizada a leitura e escrita”, afirma a coordenadora da Educação Infantil do CPM São Paulo, Daniela Beraguas Tarjino.

Segundo ela, é importante oferecer um repertório auditivo em forma de cantigas, adivinhas, trava-línguas, jogos orais e brincadeiras para que a criança entenda, ao longo da primeira infância, que a linguagem falada é composta por uma sequência de sons que podem ser divididos em unidades menores. 

A coordenadora de Capacitação Pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), Viviane Nery Lacerda, acrescenta que essas atividades contribuem para que o aluno sistematize o nome de cada letra, a relação entre elas e os sons que representam. Ela ainda complementa que o material móvel oferece atividades que ajudam os alunos a aplicarem estratégias de compreensão de leitura e desenvolvimento de habilidades de escrita. 

É importante ressaltar que essas atividades acontecem diariamente e têm o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades que compõem os níveis de consciência fonológica do aluno. 

“O fato de termos um material exclusivamente dedicado ao trabalho de pré-alfabetização e desenvolvimento matemático permite que o professor realize, diária e contextualizadamente, exercícios lúdicos com esse fim, o que impacta bastante o desenvolvimento de proficiência em leitura e raciocínio matemático nos anos subsequentes da Educação Básica”, finaliza Franciele Aparecida de Almeida, Analista Pedagógica do SME. 

Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.Salmos 32:8

 


Veja mais