alunos realizando avaliações na escola.

Colégio Mackenzie inova método avaliativo

O objetivo desse novo modelo é avaliar o estudante de forma integral 

05.05.202215h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie inova método avaliativo

O sistema de avaliação no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) conta com aplicação de diferentes modelos avaliativos. Os diferentes tipos de avaliação são a sondagem, a formativa e a somativa. A diversificação do sistema de avaliação permite que o aluno seja avaliado de forma integral, valorizando-o em suas diferentes habilidades e competências, além de compreender suas dificuldades e necessidades. 

Segundo a assessora pedagógica do CPM Tamboré, Andréa Fanton, “Os diferentes tipos de avaliação beneficiam todos que estão envolvidos no processo avaliativo promovendo uma constante reflexão da prática educacional cotidiana”. 

Como explica a assessora, a avaliação de sondagem é importante para levantar aquilo que o aluno já sabe e quais são suas necessidades. A partir disso, pode-se estabelecer estratégias para que as defasagens sejam resolvidas. Já a avaliação formativa trata-se de um conjunto de práticas contínuas que utiliza diferentes instrumentos para medir, de maneira profunda e individual, o processo de ensino e aprendizagem. A participação do estudante é avaliada nesta modalidade. Por outro lado, a avaliação somativa é focada no desempenho escolar do discente como um todo e, geralmente, acontece quando se encerra um ciclo.

De acordo com a assessora, atualmente, todos os alunos da Educação Básica são avaliados de forma contínua e constante. “Há o acompanhamento pedagógico do professor em atividades de produção acadêmica, inclusive em aulas práticas em que o estudante está sendo avaliado pela sua participação, postura e produção”, afirma Andréa Fanton.

Os instrumentos avaliativos estão de acordo com a faixa etária e níveis escolares. Em um primeiro momento, atividades de sondagem são realizadas, para identificar se o aluno se encontra dentro do que se é esperado. Para cada segmento são elencados mecanismos que coletam evidências pedagógicas para ilustrar como o aluno tem compreendido o conteúdo apresentado.

Na Educação Infantil, os professores trabalham com avaliações por rubricas, de acordo com indicadores de desenvolvimento. Além disso, ao final de cada semestre, são produzidos Porfólios e Relatórios da produção acadêmica.

No Ensino Fundamental e Ensino Médio, ocorrem avaliações somativas, realizadas em  períodos específicos, com questões objetivas e/ou dissertativas. As formativas contemplam as produções acadêmicas dos alunos e são distribuídas ao longo da etapa. Uma importante novidade é a autoavaliação, que permitirá ao aluno avaliar e compreender seu próprio processo de aprendizagem e buscar progredir, ao realizar uma análise de seus pontos fracos e fortes. Em parceria com as Orientadoras Educacionais, os professores também farão a avaliação socioemocional dos alunos.

Para a assessora pedagógica, a avaliação escolar contribui para o desempenho do estudante a partir do momento que é reconhecida como um instrumento que orienta a aprendizagem: “ela ocupa um espaço significativo neste processo, servindo como método de análise do conhecimento adquirido e com isso poderá impactar na reorganização das ações docentes para a promoção de novos saberes ou melhor compreensão de conteúdos que precisam ser melhores assimilados, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa e eficaz”, finaliza.