Aluno sentado na mesa da escola estudando
Atualidades

Colégio Mackenzie São Paulo amplia oportunidades curriculares

Projeto conta com formação integral dos alunos, preparando-os para a vida     

12.05.202215h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie São Paulo amplia oportunidades curriculares

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), unidade São Paulo, disponibiliza aos alunos dos segmentos do Ensino Fundamental II e Médio os Programas Curriculares Eletivos. As disciplinas eletivas são extracurriculares e não fazem parte do currículo básico do curso em que o aluno está matriculado. Elas têm como objetivo diversificar o currículo, oportunizando aos estudantes experiências culturais, tecnológicas, científicas e preparação para a vida adulta, profissional e acadêmica. Para mais informações, acesse o link.

De acordo com a diretora do CPM São Paulo, Márcia Regis, os Programas Curriculares Eletivos, apesar de serem comuns no Ensino Superior em diversas instituições de ensino, são uma novidade para o Ensino Médio e Ensino Fundamental II.

“A oferta de disciplinas Eletivas é prevista pela legislação do Novo Ensino Médio, são disciplinas temáticas, que servem para compor a parte diversificada do currículo do estudante. São de livre escolha dos alunos, contudo, precisam estar alinhadas aos interesses dos jovens e às áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento de caráter normativo, que norteia a oferta educacional pública e privada em todo país”, destaca.

A diretora ainda explica que o projeto foi elaborado pelos professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, a partir da orientação de suas respectivas equipes pedagógicas, para que fossem construídas disciplinas eletivas conectadas com temas da atualidade, e que atendessem às expectativas e aos interesses dos alunos.

“O projeto, além de atender aos ideais, aos interesses e às necessidades estudantis, traz esses componentes importantes que permitem que as escolas se adequem à legislação do Novo Ensino Médio. O programa ainda favorece o protagonismo estudantil, pois permite a escolha das eletivas que desejam cursar, de acordo com seus interesses e suas necessidades acadêmicas; a experimentação de conteúdos que dificilmente são trabalhados na escola, mas ampliam as possibilidades para enriquecimento do repertório cultural”, disse ela.

As eletivas oferecem um excelente contexto para o trabalho com as habilidades dos eixos temáticos do Novo Ensino Médio. São eles: Empreendedorismo; Investigação científica; Mediação e intervenção sociocultural; e Processos criativos.

Sobre as disciplinas eletivas

A Educação Financeira ensina gestão das finanças pessoais, mercado financeiro listado e não listado na bolsa e estratégias de investimentos, passando por tecnologia e pesquisa; já a eletiva de Nanotecnologia instrui como trabalhar e manipular moléculas invisíveis e componentes microscópicos. O Teatro auxilia no processo de autoconhecimento do ser humano, tornando-o autônomo, confiante, seguro, sensível e aberto para outros olhares em relação ao mundo e ao outro.

Além dessas, há também uma eletiva com foco na preparação para o vestibular, a MACKVEST, que irá promover a interação do aluno com conceitos e materiais diferenciados que possibilitam a resolução de situações problema de alta complexidade típicos de exames vestibulares, visando, ainda, à formação de estudantes de excelente nível acadêmico, preparando-os, desta forma, para o ingresso nas principais universidades públicas e particulares do país.

Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
1 Tessalonicenses 5:11