Mapa Mundi grampeado em uma parede
Eventos

Guerra do Afeganistão é tema de simulação da Conferência da ONU no Colégio Mackenzie Tamboré

Confemack proporcionou aos alunos a oportunidade de discutir questões internacionais

03.09.202114h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Guerra do Afeganistão é tema de simulação da Conferência da ONU no Colégio Mackenzie Tamboré

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré deu início, no último dia 26 de agosto, a mais uma edição da Confemack, uma simulação da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), que conta com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II até o 3° ano do Ensino Médio. O evento aconteceu de forma remota.

A proposta de tema deste ano foi Guerra do Afeganistão no contexto da Guerra Fria, levando em consideração a ideia inicial de abordar assuntos históricos. O país ficou em evidência na mídia e nas discussões políticas internacionais quando o Talibã tomou o poder da capital Cabul, no dia 15 de agosto. No entanto, segundo o professor de Geografia e gestor do projeto, Leandro Esteves, a decisão pelo tema foi uma coincidência. "Nos últimos meses, estudamos muito sobre a história e a geopolítica do Afeganistão", explica ele. 

Neste evento, os estudantes inscritos se dividem em grupos e atuam como delegados de representação diplomática, mesa diretora, staff e imprensa. “O objetivo geral do projeto é oferecer oportunidades de fomentar estudos sobre a sociedade global em todos os seus aspectos: políticos, econômicos, sociais, histórico, cultural, para que o aluno se predisponha a conhecer a realidade que o cerca e suas necessidades”, expressa a assistente Pedagógica do CPM Tamboré, Lilian Ferraz de Carvalho. 

A relevância da atividade extracurricular 

Para a aluna do último ano do Ensino Médio, Gabriela Mendes, a Confemack auxilia nos seus estudos de maneira direta e indireta. “Sou beneficiada por já ter participado de muitas simulações e com elas ter adquirido conhecimentos sobre diversos tópicos e múltiplas visões e argumentos. Além do mais, desenvolvi a habilidade de organização e disciplina, o que afeta bastante o meu cotidiano”, declara a aluna que também fez parte da mesa diretora do evento.

O gestor do projeto explica ser muito comum antigos mackenzistas retornarem ao Colégio com depoimentos sobre o impacto positivo gerado pela Confemack. Alguns estudantes optaram pela área de relações internacionais, enquanto outros tiveram facilidade em processos seletivos para vagas de intercâmbio em universidades estrangeiras. Além disso, destacam o quanto a atividade contribuiu para o desenvolvimento da comunicação, superando, assim, o medo de falar em público.

“É importante lembrar que o objetivo das discussões é encontrar uma solução diplomática em prol da construção da paz e do respeito aos direitos humanos. Desse modo, os alunos têm um contato direto com os valores que envolvem a construção da cidadania e da sustentabilidade”, afirma Esteves.      

Gabriela Mendes, que em breve irá se formar, declara sua emoção ao participar de sua última Confemack: “Fiquei extremamente feliz que os delegados puderam debater acerca de um tema com tremenda importância no cenário atual. Foi muito gratificante ver todos tão engajados com muito conhecimento sobre o tema, e dar relevância para um assunto tão importante como esse”. 

Devido à pandemia da covid-19, a atividade extracurricular aconteceu de forma on-line nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e na sala do zoom estiveram logadas cerca de 200 pessoas no primeiro dia, dentre elas estava o capelão José Roberto Rodrigues Coelho, que fez uma reflexão no início do evento.