IX Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

13.11.202515h53 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

IX Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (Mackliber) realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, a nona edição do Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica. A programação combinou atividades presenciais e virtuais, com sessões dedicadas às apresentações de artigos, debates temáticos e lançamentos de livros.

Primeiro dia: apresentações de artigos e atividades presenciais

A tarde de 10 de novembro foi dedicada às sessões paralelas realizadas online. Nesses espaços os autores apresentaram os artigos aprovados para esta edição do Fórum, organizados em eixos temáticos e moderados por pesquisadores do Centro.

No início da noite, a área externa do Auditório Mackgraphe recebeu o lançamento de três obras recentes. Foram apresentadas as publicações Gestão Financeira Empresarial de Cláudio Gonçalves dos Santos e Sérgio Volk, Pensadores da Economia Brasileira organizado por Roberto Luís Troster, e Economia Cristã em uma só lição de Gary North.

A abertura institucional foi conduzida pelo Dr. Mauricio Melo de Meneses, presidente do Comitê Gestor do Mackliber.

Em seguida ocorreu a sessão plenária "Abertura comercial em tempos de protecionismo", realizada em parceria com a Um Brasil e mediada por um jornalista da plataforma. O painel contou com a participação de Ricardo Sennes, sócio da consultoria Prospecta, e Sandra Rios, diretora do CINDES, que apresentaram análises sobre dinâmicas recentes do comércio internacional.

A programação presencial encerrou-se com a sessão plenária "6 anos da Lei da Liberdade Econômica: avanços e desafios", mediada pelo Dr. Antônio Cabrera, ex-ministro de Estado. Participaram Claudio Shikida, professor do IBMEC MG, Myrian Prado, subsecretária de Liberdade Econômica do Estado de São Paulo, e Guilherme Livoti, vereador de Apucarana PR.

Segundo dia: continuidade das sessões e lançamento do IMLEE 2025

A tarde de 11 de novembro retomou as apresentações acadêmicas nas sessões paralelas online, reunindo trabalhos de diferentes áreas relacionadas à liberdade econômica, instituições, regulação e temas correlatos.

À noite ocorreram duas sessões plenárias realizadas exclusivamente em formato virtual. A Sessão Plenária III foi dedicada ao lançamento da edição 2025 do Índice de Liberdade Econômica Estadual. A apresentação foi conduzida pelos autores do índice, Prof. Vladimir Fernandes Maciel, Prof. Ulisses Gamboa e Prof. Julian Portillo. O grupo apresentou a atualização metodológica e os resultados referentes às três dimensões avaliadas pelo IMLEE: Gasto dos governos subnacionais por unidade da federação, tributação nas unidades federativas e regulamentação e liberdade nos mercados de trabalho das unidades da federação.

Encerrando a programação, a Sessão Plenária IV tratou do tema "Populismo na América Latina" e foi conduzida por Nicolás Cachanosky, professor da University of El Paso, Texas. O palestrante analisou o tema a partir de abordagens de economia política e evolução institucional na região.

Conclusão

A nona edição do Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica reforçou o papel do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica como instituição dedicada à produção e disseminação de conhecimento sobre ambiente de negócios, livre iniciativa e inclusão produtiva. A integração entre as sessões acadêmicas, as discussões temáticas e o lançamento editorial de três obras recentes ampliou o alcance da programação. O lançamento do IMLEE 2025 atualizou indicadores úteis para compreender a dinâmica institucional dos estados brasileiros e contribuiu para o desenvolvimento de diagnósticos e pesquisas na área. Com esta edição, o Fórum reafirma seu compromisso com o rigor técnico, a interlocução qualificada e a promoção contínua de debates relevantes para o estudo das instituições e da liberdade econômica no país.