Pesquisa e Pós-Graduação

Reitoria | Campus Higienópolis

CNPq


Chamada CNPq/DEPROS/SAPS/MS Nº 20/2021 - Avaliação nacional da efetividade da gestão intersetorial e das ações do Programa Saúde na Escola

Inscrições até 03/11/2021.

Visa selecionar proposta para apoio financeiro de pesquisa sobre avaliação nacional da efetividade da gestão intersetorial e das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A pesquisa de avaliação nacional da efetividade da gestão intersetorial e das ações do PSE deverá contemplar obrigatoriamente as etapas: Desenvolver análise crítico-reflexiva dos produtos das consultorias individuais celebradas pelo Ministério da Saúde, que compõem o estudo da avaliabilidade do Programa Saúde na Escola, consolidando os achados em um único material norteador para as avaliações realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola; Desenvolver estudo de efetividade da gestão intersetorial do PSE no Brasil capaz de realizar apontamentos substanciais sobre a implementação do Programa no Brasil; e Desenvolver estudo de efetividade das ações do PSE no Brasil de cada uma das treze ações elencadas pelo Programa, por nível de ensino (infantil, fundamental, médio e EJA), capazes de realizar apontamentos substanciais sobre a implementação do Programa no Brasil.

Chamada CNPq Nº 19/2021 – Avaliação de Tecnologias em Saúde Incorporadas no SUS

Inscrições até 04/10/2021.

Visa apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde Incorporadas no SUS. São objetivos e diretrizes desta chamada a seleção e contratação de propostas de estudos contendo revisões sistemáticas e análises de impacto orçamentário a fim de monitorar e reavaliar as tecnologias em saúde incorporadas no SUS. Para todas as linhas deverá fazer parte do escopo de avaliação a efetividade, segurança, aderência, qualidade de vida, e dados de implementação da tecnologia de preferência com dados de vida real. É desejável que as propostas contemplem análises de subgrupo com estudos realizados no SUS. Também deverá ser realizada análise de impacto orçamentário retrospectivo, a partir da implementação da tecnologia no SUS, e estimada projeção para os próximos cinco anos. Informações acerca da quantidade de indivíduos em uso da tecnologia poderão ser obtidas por meio do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde – DGITIS/ SCTIE/ MS. A análise de evidência deverá estar de acordo com as Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais comparativos sobre fatores de risco e prognóstico de 2014 ou Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados de 2021, ou suas atualizações. O estudo de impacto orçamentário deverá estar de acordo com Diretrizes metodológicas: análise de impacto orçamentário: manual para o Sistema de Saúde do Brasil de 2014, ou suas atualizações.

Chamada CNPq Nº 18/2021 – Universal

Inscrições até 30/09/2021.

Visa apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento. As propostas deverão ser inseridas nas seguintes categorias: Faixa A - Grupos Emergentes: destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, 3 (três) doutores, sendo um deles o coordenador do projeto. Projetos limitados a R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais). Para a Faixa A, o proponente/coordenador do projeto não poderá ser beneficiário de bolsa de Produtividade em Pesquisa ou de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - Faixa B - Grupos Consolidados: destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, 5 (cinco) doutores, de ao menos duas instituições distintas, sendo um deles o coordenador do projeto. Projetos limitados a R$ 275.000,00 (duzentos e setenta e cinco mil reais).

Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2021 - Apoio a Projetos e a Cursos de Curta Duração em Biotecnologia no Âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia

Inscrições até: 04/10/2021.

Apoiar propostas que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País na área de Biotecnologia, por meio da seleção de projetos de pesquisa e cursos de curta duração, visando expandir o conhecimento básico e aplicado em temas avançados de Biotecnologia, de interesse do Brasil, da Argentina e do Uruguai, no âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia - CABBIO.

Chamada CNPQ/MCTI Nº 10/2021 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas

Inscrições até 04/10/2021.

A presente chamada pública tem por objetivo apoiar projetos de realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas no Brasil, como instrumentos de divulgação e popularização do conhecimento científico, e de incremento à percepção social do papel da ciência para o desenvolvimento humano e sustentável.