Ética e Cidadania

XV Encontro de Educação Básica aborda Brasilidades, Identidade, Cultura e Educação

Iniciativa contou com apresentação musical do coral MackSingers 

29.11.202215h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

XV Encontro de Educação Básica aborda Brasilidades, Identidade, Cultura e Educação

Na última quinta-feira, 24 de novembro, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) promoveu o XV Encontro de Educação Básica com tema Brasilidades identidade cultura e educação: transformando obstáculos em inovação. O evento teve espaço no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, com transmissão on-line para outras unidades, contando com palestra do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; apresentação musical do coral MackSingers e peça de teatro montada pelos estudantes. 

“Em 2022, o tema de brasilidades faz muito sentido, uma vez que comemoramos o Bicentenário da Independência, os 100 anos da Semana de Arte Moderna, e levamos nossa seleção à Copa do Mundo no Catar”, pontua a superintendente de Ensino Técnico e Básico (SUPEB) do IPM, professora Márcia Braz. 

“Deus nos deu a vocação de ensinar. E quando trabalhamos essa vocação, o Senhor nos abençoa e, como consequência, abençoa muitas vidas. O nosso modelo de gestão considera Deus no centro, não devemos trabalhar pensando em concluir a tarefa em si, mas pensando que isso é uma conquista para o Senhor”, frisa o presidente do IPM, Milton Flávio Moura. 

“É de fato um privilégio participar de um evento dessa temática. Considerando o mundo complexo em que vivemos, devemos ter um posicionamento firme e sermos protagonistas. Temos que ter visão, incentivo, competência, recursos e um plano de ação para desenvolvermos um resultado com os alunos. Ser luz com as crianças é a chave para a transformação do conhecimento em valor”, comentou o superintendente de Pesquisa e Inovação, José Paulo Fernandes. 

“É um privilégio integrar uma instituição que nos possibilita o desenvolvimento, e colocar nossa confessionalidade em prol da excelência da educação e não somente caminhar pela teoria”, compartilhou a professora Sueli. 

Desde março, os alunos trabalharam uma aula eletiva de teatro, trabalhando as formas de atuação. Esse é o primeiro ano em que essa arte foi colocada como eletiva, unindo alunos de diversos anos. A culminação foi o espetáculo “A História Que Eu Não Planejei”, uma peça protagonizada, dirigida, escrita e produzida integralmente pelos alunos, que foi apresentada durante o evento. 

O reverendo Alexandre Antunes realizou o momento devocional do evento, baseando sua fala no livro de crônicas 4:9-10. Ele explicou que, ao abordar a temática de educação, é inevitável pensar nos desafios e nas crises. Mas é muito bom sermos uma instituição ilustre na nossa geração. 

A palestra principal da abertura foi ministrada pelo reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie, que fez menção à cerimônia de lava pés realizada por Jesus durante a última ceia. “Temos que ter atitudes de mestres, como as que Jesus teve, dentro das salas de aula. Vocês não podem desertar do objetivo de se tornar um bom orientador de caráter”, pontuou ele. 

O Encontro
O evento foi promovido pela Diretoria executiva da presidência, e pela Superintendência de Ensino Técnico e Básico (SUPEB) e pela Superintendência de Operações Técnicas Escolares.  

A iniciativa tem como objetivo gerar um espaço de reflexão para contribuir com o desenvolvimento profissional dos participantes, com base em troca de experiências, com foco no cotidiano escolar.