Eventos

Mackenzie sedia 12ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo ofereceu mais de 500 vagas de emprego

27.07.202216h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie sedia 12ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência

O campus Higienópolis do Mackenzie recebeu, no dia 20 de julho, quarta-feira, a 12ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, promovido pela Prefeitura de São Paulo. O evento foi realizado no mês de celebração ao aniversário de 31 anos da Lei nº 8.213/91, que estabelece que empresas com 100 ou mais funcionários preencham parte de seus cargos com pessoas com deficiência (PCD). 

Ao todo, 30 empresas participaram da feira de contratação – incluindo o próprio Mackenzie –, 525 vagas foram oferecidas ao público e 540 pessoas compareceram ao evento. A primeira etapa foi a triagem do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE), feita com mais de 400 candidatos que se inscreveram previamente. O candidato era identificado e encaminhado para as equipes de seleção das empresas, que criaram, cada uma à sua maneira, o processo seletivo. Mais de 1.200 encaminhamentos para as próximas fases foram feitos. 

Para a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, todos precisam de oportunidades iguais e querem estar inseridos no mercado de trabalho. Ela também destacou que as empresas precisam de adaptação, pois, para empregar e receber uma pessoa com deficiência, é necessário acessibilidade e um olhar de cuidado. “Vou ficar muito mais feliz no dia em que as empresas não precisarem cumprir cotas e sim darem oportunidades”, declarou a secretária. 

A secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, disse que a iniciativa é feita há cinco anos pela Prefeitura e que, ao longo desse tempo, já foram ofertadas mais de 15 mil vagas de emprego. “O serviço público que a Prefeitura presta, unindo-se à sociedade civil, através do Mackenzie, traz para o cidadão oportunidades, que podem transformar a nossa cidade em um lugar mais inclusivo e humano”, completou a secretária Aline. 

Entre os candidatos estava Maria Aparecida Alves da Silva, que foi em busca de uma vaga nas áreas administrativa e comercial. Com o desejo de sair empregada, ela falou sobre a iniciativa do Contrata SP. “As pessoas precisam de um evento como esse, que proporciona qualificação e oportunidade de trabalho. Isso faz toda a diferença nas nossas vidas”, afirmou Maria Aparecida. 

Carlos Alberto Nascimento, outro candidato, disse que está há algum tempo procurando emprego e tem preferência pela área de Tecnologia da Informação, pois conseguiu concluir a faculdade na área recentemente. “O que nós esperamos é inclusão”, acrescentou. Já Rafael Oliveira Ribeiro demonstrou bastante interesse em diferentes empresas e procurou uma vaga que se encaixasse em seu perfil. “Quero aprender ainda mais e poder contribuir”, completou Rafael. 

O Mackenzie  

Segundo a responsável técnica pelo Programa Mackenzie Inclusão, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Cristiane Lico Pieroni, o Mackenzie já tem uma história de inclusão. “Nosso papel é trazer a pessoa e fazer com que ela se sinta parte e participe da vida do Mackenzie, como um todo”, disse. O estande do Mackenzie esteve presente, ofereceu vagas e realizou cadastros para oportunidades de trabalho presencial.