Universidade

Dicas para arrasar na entrevista de emprego

Se você está buscando um trabalho e precisa de orientações, confira nossa conversa com a professora Miriam Rodrigues 

26.01.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas para arrasar na entrevista de emprego

A entrevista de emprego pode ser um momento decisivo na carreira de um profissional, mas será que existe uma fórmula que ajude o candidato a se destacar durante o processo seletivo? Para dar algumas dicas de como arrasar em uma entrevista de emprego, entrevistamos a professora Miriam Rodrigues, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e docente da área de Comportamento Organizacional no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM e ela fez uma lista com coisas que você precisa saber antes de fazer sua próxima entrevista!

1. Esteja preparado!

Estudar sobre a empresa contratante, organizar seu histórico profissional e acadêmico, além de saber quais são seus interesses e objetivos é importante para o momento da conversa. Segundo a professora, nós sempre nos preparamos física e emocionalmente para as coisas que são importantes para nós e com uma seleção de emprego não deve ser diferente. “Se não nos prepararmos, temos que improvisar, o que pode aumentar o risco de não dar certo”, diz. 

2. Evite alguns comportamentos

Bom senso e atenção devem estar presentes não apenas na entrevista, mas no processo seletivo como um todo. Qualquer comportamento que não seja condizente a uma postura profissional e interessada deve ser evitado. “A começar pelo linguajar - nem formal demais e muito menos coloquial demais -  e pela apresentação pessoal - roupas, cabelo, maquiagem. Uma boa dica neste sentido é: excessos devem ser evitados”, explica. A professora dá destaque também aos gestos e postura: não mascar chicletes, balas; não se debruçar sobre a mesa do entrevistador; não fazer piadinhas ou tocar em assuntos sensíveis se isso não for perguntado (política, religião, por exemplo); não ficar olhando para o celular toda hora. “Aliás, no momento da entrevista, é melhor que o aparelho fique desligado ou, no mínimo, no modo silencioso!”, pontua.

3. As entrevistas podem ter abordagem similares

Mesmo que os recrutadores busquem ser criativos e pouco óbvios, de uma maneira geral, têm abordagens recorrentes. Por exemplo: falar sobre a trajetória profissional, sobre suas competências (o que faz bem, o que precisa aperfeiçoar), hobbies/lazer, por qual motivo saiu do último emprego (quando há um emprego anterior, é claro), por qual motivo/motivos a empresa em questão deveria contratá-lo, dentre outros.

4. Não esqueça de levar o básico 

Quando a entrevista é presencial, não se esqueça do seu celular, documentação, caneta e claro, seu currículo. Dependendo da vaga, apresentar seu portfólio pode ser interessante. 

5. Lembre-se que as empresas buscam profissionais competentes e engajados

Os contratantes estão à procura de profissionais que possam contribuir efetivamente na função que vierem a desempenhar. Alguém que queira aprender e ensinar e que tenha um olhar ampliado sobre o alcance de seu trabalho, além do aspecto individual, mas considerando também elementos de ordem social, ética e ambiental.

6. Saiba qual é o seu diferencial e não se esqueça de mostrar no dia da entrevista!

Todos nós precisamos saber no que realmente somos bons e encontrar o melhor momento para expressar isso no dia da entrevista. “Seja uma experiência específica, um projeto especial ou uma conquista da empresa que foi fruto de um trabalho”, explica. 

7. Se organize para uma entrevista on-line

Devido à pandemia da covid-19, muitos processos foram migrados para o ambiente virtual. Por isso, é importante verificar sua habilidade com a ferramenta a ser utilizada, seja Skype, TEAMS, Google Meets, Zoom, etc. “Deixar isso para a última hora pode ser perigoso”, pontua. Além disso, a professora diz que a entrevista on-line requer alguns cuidados similares aos da presencial, como a atenção com a vestimenta e aparência. “Se atenha também ao local em que fará a entrevista. Precisa ser silencioso e com a câmera bem  posicionada, de forma que o entrevistador consiga ver o rosto do candidato com clareza”, diz. 

8. Respire fundo e dê o melhor de si! 

Encare a entrevista como um processo de aprendizado, de autoconhecimento. Viva com felicidade este momento, pois é uma importante oportunidade que você conquistou!