Faculdades

Mackenzie Rio debate impactos e benefícios da Inteligência Artificial na Contabilidade

 Profissionais destacam oportunidades de carreira na área

13.05.202515h13 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Rio debate impactos e benefícios da Inteligência Artificial na Contabilidade

Na última terça-feira, dia 06 de maio, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio promoveu o 3º Seminário de Empreendedorismo e Mercado Contábil, voltado para estudantes e interessados na área de Ciências Contábeis, com o tema “O Uso da Inteligência Artificial na Contabilidade". O evento reuniu as especialistas e diretoras da Gente e Gestão da Prime Person Solution e Executiva da ETC Contabilidade, Ellen Tavares e Naiana Teixeira Dutra, que abordaram o uso crescente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na rotina dos escritórios contábeis e como as novas tecnologias estão transformando a atuação do profissional contábil. Além disso, as convidadas mostraram diversas ferramentas de IA e seus benefícios para que os participantes começassem a usar o quanto antes para se destacarem no mercado de trabalho.

"A inteligência, ela já é uma realidade. Ela é o futuro presente, e a resposta para todos esses porquês. Ou a gente se adapta ou estamos fora do jogo. A entrega contábil, como antes ocorria, não vai mais acontecer. É preciso desenvolver as habilidades para permanecer relevante no mercado de trabalho", afirmou Ellen Tavares.

A palestrante Naiana complementou: "O futuro da IA para o contador com a chegada da IA é ser um profissional de dados e um consultor da tecnologia. Em 2030, nós teremos 85% das rotinas automatizadas. O profissional não vai mais fechar as tarefas básicas, mas analisará com mais propriedade, celeridade e precisão”, enfatizou.

Na segunda parte do encontro, três professores do curso de Ciências Contábeis do Mackenzie Rio, Hélio Moreira de Azevedo, Osmar Guimaraes de Lima e Yasmim da Costa Monteiro, que trabalham nas áreas de Controladoria, Perícia e Gestão Pública, falaram sobre os desafios da profissão na prática, como inovar, e sobre a empregabilidade na área contábil, destacando as diversas possibilidades de atuação para os alunos e participantes. Entre as opções apresentadas, estão carreiras em auditoria, perícia contábil e setor público.

A professora Yasmim da Costa Monteiro, professora de Contabilidade e servidora pública do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre as oportunidades na área de contabilidade como concursada.

“Ser servidor público é algo extraordinário, não apenas pela remuneração ou pela estabilidade, mas, sobretudo, pela responsabilidade que assumimos e pelo impacto real que geramos na vida das pessoas. Como Contadora Geral, sou responsável pelas informações contábeis que refletem a execução de um orçamento de aproximadamente R$ 120 bilhões. Com meu registro no CRC, tenho a prerrogativa de assinar o balanço do Estado. A contabilidade pública é uma área repleta de oportunidades, mas ainda enfrentamos uma grande escassez de profissionais qualificados”, destacou a professora.

O evento também contou com a presença do diretor da Faculdade Mackenzie Rio, Wladymir Soares, e o coordenador do Curso de Contabilidade, Waldir Ladeira, que afirmaram que a IA está revolucionando o mundo em todas as áreas e, com o uso adequado dela, uma prestação de serviço ainda melhor.

"O mundo da tecnologia revolucionou todas as áreas da ciência e o impacto dela gerou um avanço significativo, como a ciência contábil. Há muito o contador já não é aquele que preenche guias. É alguém essencial e não há como tomar decisões e passos sem consultar esta área tão fantástica, que é da contabilidade", enfatizou o diretor.

O coordenador complementou, dizendo: "A IA é um reforço de geração de emprego e renda na aplicação da Contabilidade nas Empresas, nos governos e para nossos clientes, pois questões repetidas e operacionais, até mesmos táticas, podem ser resolvidas com agilidade e precisão da IA, permanecendo questões estratégicas e mais nobres ao pensamento humano no trato com os diversos comportamentos e dimensões funcionais e ambientais do mercado de trabalho, e assim não há risco de substituição, há sim melhora em nossos serviços com uso adequado da IA".