Cultura

Mackenzie lança coleção que celebra seus 150 anos e a cidade de São Paulo

Evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a participação do reverendo Roberto Brasileiro e outras autoridades mackenzistas

26.04.202118h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie lança coleção que celebra seus 150 anos e a cidade de São Paulo

Na sexta-feira, 23 de abril, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Editora Mackenzie lançaram os três primeiros livros que fazem parte da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo: Direito, Cidadania e Políticas Públicas; Indústria, Comércio e Economia; e Saúde, Meio Ambiente e Cultura são os grandes eixos temáticos das obras comemorativas.

Os três primeiros volumes da coleção são obras elaboradas por professores da UPM, reconhecidos nas diversas áreas do conhecimento, em comemoração aos 150 anos do Mackenzie. Cada curso, desde o surgimento da Instituição, tem adotado uma metodologia específica relacionada ao tema da educação, sendo que cada uma dessas obras leva em consideração a relação e a participação dessas unidades na construção da cidade de São Paulo.

Desde sua fundação, em 1870, o Mackenzie tem participado ativamente da construção e feito diversas contribuições para a capital paulista. Esta coleção trata de diversas realizações, colocadas em prática pelos diversos cursos da Universidade, resgatando a história do Mackenzie ao lado da grande metrópole brasileira.

O lançamento 

Seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de máscaras e número reduzido de pessoas, o evento aconteceu no saguão do prédio do MackGraphe, no campus Higienópolis, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube e site da TV Mackenzie. 

O presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro, iniciou o evento com uma breve saudação. "Creio que o lançamento de livros é algo profundo, notório, algo importante para nós. São 150 anos de contribuição que serão contados: a história de São Paulo, a história do Brasil e a história do Mackenzie”, disse.

Em seguida, o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos agradeceu a todas autoridades e colaboradores presentes. “Nossa recomendação e nosso convite a todos aqueles que nos ouvem e que terão acesso às obras é que tenham uma boa leitura. Desfrutem desses livros e juntem-se a nós nesse momento de alegria e felicidade pelas bênçãos de Deus nesses 150 anos”, declarou.

Para o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, existem coisas que transcendem em toda a espécie humana, como a sabedoria eterna, e os livros são recipientes desse conhecimento passado de geração a geração. “Pelas obras, de fato, o conhecimento se eterniza. É conhecido no presente, mas são sementes para germinarem no futuro”, pontua Grangeiro.

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos, ressaltou, em sua fala, a importância da Coleção como objeto documental também. “Estamos todos de parabéns, um marco significativo que certamente ficará para a história”. 

O dia escolhido para a comemoração se enquadrou perfeitamente no tema abordado, pois em 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro. A lembrança foi feita pelo presidente do Conselho Deliberativo do IPM, Hésio César de Souza Maciel. “A importância de uma organização, hoje em dia, se mede por sua relevância ao longo do tempo e um dos segredos do Mackenzie é que ele nunca perdeu esse princípio”, apontou Maciel.  

O vice-presidente do Conselho Deliberativo, reverendo Cid Pereira Caldas, também compareceu presencialmente ao evento e expressou o privilégio de participar do lançamento dos livros da Coleção. “É um momento de celebração e gratidão, porque decidimos ter esse ano de gratidão à Deus pela vida do Mackenzie”.

Para finalizar o evento, o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, reverendo Juarez Marcondes Filho, fez uma oração como agradecimento.

Entre as autoridades presentes estavam membros do Conselho Deliberativo do Mackenzie, a Diretoria Executiva do IPM, os pró-reitores da UPM, organizadores das obras lançadas, professores, entre outros.

Acompanhe o evento completo abaixo:

Sobre as obras

Cada uma das obras da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo contempla as relações e a participação dos cursos das unidades acadêmicas da UPM no processo de construção da cidade de São Paulo nesse período, a contar da criação da Escola Americana, em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas com a temática Educação, Cidade e Sociedade.

O livro Direito, Cidadania e Políticas Públicas é organizado pelos professores da Faculdade de Direito (FDir) da UPM Ana Cláudia Silva Scalquette, Felipe Chiarello de Souza Pinto, Fernando Rister de Sousa Lima e Gianpaolo Poggio Smanio. A obra trata das questões dos direitos humanos, a busca pela igualdade, a dignidade da pessoa humana e os impactos das transformações da sociedade ao longo do tempo.

Já a obra Indústria, Comércio e Economia, organizada por Nelson Destro Fragoso e Paulo Rogério Scarano, professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), trata do momento em que o Mackenzie entrou na história do Brasil por meio da cidade de São Paulo.

O livro leva o leitor a uma viagem no tempo, voltando a 1532, quando São Vicente foi fundada, quase 350 anos antes da chegada do Mackenzie em território brasileiro, que começou suas atividades em meio a uma turbulência social. E, nesse caminhar, entendendo as transformações que ocorreram no período, chegando a 1870, quando a cidade de São Paulo estava em uma fase importante de crescimento, com a recém-criada primeira ferrovia, batizada de São Paulo Railway, posteriormente a Estrada de Ferro Sorocabana. Neste cenário foi plantada a semente de uma instituição que se tornou uma família com um espírito único mackenzista.

Por fim, o livro Saúde, Meio Ambiente e Cultura, organizado por Berenice Carpigiani, Paola Biselli Ferreira Scheliga e Simone Freitas Fuso, professoras do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, traz à luz a história da saúde na cidade de São Paulo nos últimos 150 anos, a partir de uma visão multidisciplinar, que possibilita a compreensão do contexto pessoal, científico, sociocultural e político desse período.

São abordados conceitos relacionados à saúde a partir de diferentes prismas, como: a qualidade de vida; a saúde mental e física; a influência do meio ambiente, lazer e cultura na saúde; a inclusão social de pessoas com deficiências e o papel da educação na formação de profissionais conscientes da sua atuação na sociedade; e, por fim, o desenvolvimento tecnológico para o avanço da pesquisa e da inovação na área.