A imagem mostra um mapa, com os Estados Unidos em evidência e alguns alfinetes grudados em determinados locais.
Mundo

Vagas gratuitas para mackenzistas de Direito em curso da Universidade de Berkeley

Processo seletivo para curso em Comparative Equality Law é destinado a Alunos da Universidade Mackenzie campi Alphaville e Higienópolis

05.07.202118h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Vagas gratuitas para mackenzistas de Direito em curso da Universidade de Berkeley

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo do curso Comparative Equality Law - A Multi-University Legal Studies Course da Faculdade de Direito de Berkeley, Universidade da Califórnia, Estados Unidos. São 15 vagas gratuitas destinadas exclusivamente aos alunos do curso de Direito do Mackenzie, campi Alphaville e Higienópolis. As inscrições acontecem até o dia 23 de julho e as instruções estão no edital

Ministrado totalmente em inglês, o curso utiliza uma abordagem baseada em problemas práticos para examinar como a lei protege os direitos de igualdade em diferentes sistemas jurídicos, além de fornecer uma visão global da proteção às desigualdades. Temas como discriminação no trabalho, assédio sexual, paridade de gênero serão discutidos. As aulas serão on-line, na modalidade ao vivo, e acontecerão às quintas-feiras, das 12h às 14h, no horário de Brasília, durante um semestre. 

O curso, promovido pelo Berkeley Center on Comparative Equality & Anti-Discrimination Law, é coordenado pelos professores David Oppenheimer  e Panos Kapotas, que convidaram a docente Denise Abade, professora da Faculdade de Direito (FDir), para fazer parte do corpo docente internacional. O Mackenzie é a única universidade brasileira a participar. No ano passado aconteceu a primeira edição do curso, com o tema Covid-19 and Global Inequality.  

Professores de renomadas instituições de ensino também estarão presentes, como: University of Portsmouth (Reino Unido), McGill University (Canadá), University of Stockholm (Suécia), Università di Milano (Itália), Universidad Los Andes (Colômbia), Universidad de Buenos Aires (Argentina), The University of Hong Kong, Université Libre de Bruxelles (Bélgica), University of Utrecht (Países Baixos), Università di Palermo (Itália) e Université Sorbonne/Paris 1 (França). 

Segundo a professora da FDir, os alunos serão estimulados a produzir pesquisa que os aproximará de grandes atores de ciência jurídica mundial, “construindo e compartilhando conhecimento em torno de temáticas discutidas de forma global, o que promove a sinergia e indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, em especial com o tema de igualdade, intrinsecamente ligado à Pesquisa de Políticas Públicas como Instrumento de Efetivação da Cidadania”, completa

Ainda de acordo com a professora de Direito, as leis antidiscriminação a serem discutidas no curso internacional servem para proteger determinados grupos hoje - e todos os seres humanos no futuro. “Todos devem poder viver suas vidas sem medo de serem discriminados. É inaceitável saber que, ainda hoje, pessoas enfrentam discriminação todos os dias em razão de gênero, raça, idade, orientação sexual, deficiência, religião, etnia, situação social em várias situações da vida pública e privada. O curso discutirá essas várias situações, com uma perspectiva de Direito Comparado, discutindo as diferentes realidades jurídicas e levando em conta os padrões de proteção internacional de direitos humanos”, finaliza ela. 

Como se inscrever? 

É necessário encaminhar ao e-mail da professora Denise Abade (denise.abade@mackenzie.br) o currículo e uma carta de motivação em inglês, no formato PDF, demonstrando seu interesse em fazer parte das aulas. A carta deve conter: nome completo, nº da matrícula (TIA) e não ultrapassar 2.000 caracteres com espaço. Alunos matriculados entre a 3ª e 10ª etapa da graduação em Direito no segundo semestre do ano de 2021 podem participar. 

Os alunos com os currículos selecionados serão chamados para a segunda fase do processo seletivo, que acontecerá de 02 a 06 de agosto, com uma entrevista em inglês feita por uma banca de professores. O resultado sai no dia 09 de agosto. Todas as informações necessárias estão no edital. 

Serviço
Inscrições Processo Seletivo - Vagas gratuitas para Universidade de Berkeley
Data: 
até o dia 23 de julho 
Edital: acesse aqui