Atualidades

Lançamento do Mackenzie Carreiras: nova plataforma integra empresas e alunos

Evento on-line ocorre em 05 de maio e apresenta ferramenta que também oferece informações sobre carreira e auxílio documental

04.05.202111h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Lançamento do Mackenzie Carreiras: nova plataforma integra empresas e alunos

No dia 05 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará o evento de lançamento da plataforma Mackenzie Carreiras, um espaço para conectar alunos e empresas parceiras, com informações sobre vagas, conteúdos úteis aos estudantes e ferramentas que auxiliam na questão documental de estágios. O projeto é realizado em um esforço conjunto do Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), junto à Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD) da Universidade.

A transmissão do pontapé inicial será feita pela TV Mackenzie, no YouTube, a partir das 17h e terá como palestrante a presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger, que falará dos Mitos e Verdades sobre Carreira

De acordo com o professor Rafael Fonseca Santos, coordenador da CDD, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da UPM, o objetivo da plataforma é fomentar e ajudar os alunos nos projetos de carreira e de vida, centralizando os esforços das unidades acadêmicas da Universidade em seus diversos campi em uma só ferramenta, além de oferecer um espaço às empresas conveniadas ao Mackenzie, que atualmente contabilizam cerca de 15 mil.

Como destaca o coordenador de soluções do Mackenzie Soluções, Nilton Galli Bassi, também idealizador do projeto, a intenção é de se criar valor a esses três públicos de interesse. “Proporcionando: aos alunos, a possibilidade de explorar melhores as oportunidades para seu desenvolvimento profissional; às empresas, a oferta de profissionais mais qualificados; e à Instituição, o fortalecimento de sua imagem e reputação junto ao mercado, além de ganhos com a redução de burocracia e obtenção de melhores instrumentos de gestão desta atividade”, diz Bassi.

O projeto conta com três frentes de atuação, a Gestão dos Estágios, junto às empresas parceiras/conveniadas, garante uma área específica no site para divulgar vagas só para mackenzistas ou de forma geral. Além disso, toda a burocracia e documentação de estágio será feita de forma automatizada pelo Mackenzie Carreiras, facilitando os processos entre as partes - Universidade, empresa, aluno e agente de integração, como CIEE, NUBE, etc., quando houver. 

Já a Árvore de Oportunidades oferece aos alunos conteúdos sobre o mundo profissional, como dicas de que forma montar seu currículo; como se comportar em uma entrevista de emprego; planejamento de carreira; informações sobre Iniciação Científica, Monitoria dentro da própria UPM e outros.

“Os conteúdos da Árvore estão sempre crescendo, como galhos se ramificando, e estarão disponíveis aos estudantes para acessarem quando quiserem”, completa Santos. 

A terceira frente abarca o Mack Mentoring Experience e terá início no segundo semestre de 2021. A mentoria será feita ao aluno por um professor com vasta experiência de mercado. O docente acompanhará um grupo de dez alunos ao longo de um semestre, com horários de atendimento e atividades específicas voltadas ao desenvolvimento da carreira. “Começaremos com grupos pequenos, que vão passar por processo seletivo para esta etapa e, aos poucos, ampliaremos a base com essa importante ferramenta aos estudantes”, adiciona o coordenador da CDD.

Dessa forma, como pontua Bassi, a Universidade cumpre outro de seu papel fundamental. “Além de transmitirem os conhecimentos necessários aos estudantes, as universidades também são vistas como agentes facilitadores do relacionamento entre os alunos e o mercado de trabalho”.

Ele adiciona que aquilo que poderia ser visto como dificuldade, transforma-se em oportunidade. “É mais um meio de ampliar esse relacionamento entre o Mackenzie e as empresas ofertantes de estágios profissionais por meio de uma solução, na forma de um serviço, para integrar os interesses e necessidades dos alunos, de empresas e da própria UPM”, ressalta.

Outra contribuição importante vem dos docentes que são Tutores de Desenvolvimento de Carreira e atuam dentro das unidades acadêmicas da UPM. “Eles são o braço direito; vão auxiliar o aluno no desenvolvimento da carreira, acompanhando os estudantes, realizando eventos, orientando, etc. Para que a área de estágio não seja administrativa apenas, mas sim pensante. Para que o estágio seja, cada vez mais, parte do desenvolvimento do aluno”, explica Santos.

A plataforma Mackenzie Carreiras será sempre atualizada, de forma a garantir uma experiência positiva aos alunos, desburocratizando processos, facilitando os recrutamentos e garantindo o protagonismo do aluno quando se trata de sua própria carreira. “A ideia é melhorar a empregabilidade e o preparo do aluno para o mercado de trabalho. Além disso, vagas de estágio que hoje são pulverizadas passam a estar congregadas na plataforma, facilitando as buscas e o oferecimento de oportunidades”, finaliza.

Serviço
Lançamento do Mackenzie Carreiras com palestra de Joana Rudiger sobre Mitos e Verdades sobre Carreira
Data:
05 de maio
Horário: às 17h
Transmissão:YouTube da TV Mackenzie 

 


Related News