Cultura

Mackenzie lança novos livros da Coleção dos 150 anos

Obras apresentam influência mackenzista em diversos aspectos da cidade de São Paulo

30.06.202115h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie lança novos livros da Coleção dos 150 anos

A Editora Mackenzie e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) lançaram, na tarde desta terça-feira, 29 de junho, mais três livros da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, que celebra o sesquicentenário do Mackenzie. Cada obra rememora a relação da Instituição com a capital paulista ao longo dos anos e as marcas deixadas pelos mackenzistas nos diversos aspectos da sociedade paulistana. O evento de lançamento ocorreu no campus Higienópolis do Mackenzie e teve transmissão ao vivo pelo canal da TV Mackenzie.

“São obras que, além do registro histórico, trazem a oportuna reflexão sobre a missão e os compromissos que orientam uma sociedade. Observamos, assim, como sempre estivemos atentos e presentes no enfrentamento dos desafios da educação brasileira”, afirmou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ao celebrar o lançamento da obra, que faz parte das comemorações dos 150 anos do Mackenzie. 

Cada uma das obras da Coleção contemplam as relações e a participação dos cursos das unidades acadêmicas da UPM no processo de construção da cidade de São Paulo, a partir da criação do embrião da Escola Americana, em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas à temática Educação, Cidade e Sociedade.

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, também celebrou o lançamento das obras e desejou que a Instituição siga fazendo parte do cotidiano paulista. “Que Deus continue nos abençoando para que possamos prosseguir de maneira a estender nossa cultura a todos aqueles que se interessam”, disse. 

As três novas obras são focadas na área de educação, arquitetura e tecnologia. O quarto volume da coleção é Educação e Sociedade, organizado por professores do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT). O quinto livro é Visões do Espaço na Construção da Metrópole, organizados por docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Escola de Engenharia (EE). Já a sexta obra é Transformação Digital, organizada por professores da Faculdade de Computação e Informática (FCI).

Além disso, a Editora Mackenzie lançou o livro ilustrado George Whitehill Chamberlain: Missionário, Pastor e Educador, escrito pela professora Isabel Orestes Silveira, que conta a história do missionário americano fundador do Mackenzie. “Livro é um legado. O Mackenzie tem uma dívida muito grande com Chamberlain e sua esposa, pela forma como eles agiram: despossuída de interesse em poder ou fama”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, Hesio Cesar de Souza Maciel, sobre a biografia do reverendo Chamberlain.    

Também estiveram presentes na cerimônia o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o presidente do Conselho de Curadores do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho; e o vice-presidente do conselho deliberativo do IPM, Cid Pereira Caldas; além de diversas outras autoridades mackenzistas.

Para conferir o evento completo, veja o vídeo abaixo: