Mackenzie Academia Corporativa: conhecimento que agrega

Portal voltado para colaboradores mackenzistas irá desenvolver, treinar e capacitar profissionalmente

02.10.202018h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Academia Corporativa: conhecimento que agrega

Por meio do ensino corporativo, colaboradores e instituições buscam um desenvolvimento que agrega valor e aprendizado. É uma via de mão dupla. Ao funcionário, são oferecidas diversas capacitações que são importantes para o desempenho de sua função e crescimento profissional e pessoal, enquanto a empresa recebe um processo mais eficiente e com maior alinhamento aos seus valores.

Com esse pensamento em mente, no mês de outubro, será lançado o Mackenzie Academia Corporativa (MAC), um portal que possibilitará o desenvolvimento de diversas habilidades, comportamentais e técnicas, dos profissionais e a divulgação sobre a cultura da Instituição. As ações relacionadas aos treinamentos e à capacitação serão comunicadas a todos os colaboradores. 

“Quando a empresa oferece formação aos seus profissionais, na forma de programas, cursos e ações de desenvolvimento, eles se sentem mais seguros quanto ao que é esperado deles. Há um alinhamento melhor com as práticas, as 'regras do jogo' e a cultura da empresa”, diz a professora Julia Kenski, doutora em Administração e especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Desenvolvimento Humano, que prestou consultoria para o projeto. 

Desta forma, o Academia Corporativa é uma forma de incentivar o interesse do colaborador em se manter em constante desenvolvimento profissional e incentivar o seu protagonismo. Para Ricardo Bressan,doutorando em Educação que liderou o projeto do MAC, esse é um dos desafios da implantação e expansão do novo portal. “Irá agregar ao colaborador na medida em que ele compreender a importância de se motivar a aprender. Ele precisa ser estimulado a descobrir novos conteúdos e também a se identificar com o que lhe é oferecido”, declara. 

É importante lembrar que qualquer processo de aprendizado corporativo deve estar alinhado com as estratégias e com os planos de negócios da instituição. “Os programas, os cursos e as soluções educacionais devem ser concebidos e desenhados para bem atender à estratégia do negócio, olhando igualmente para o futuro e para fora da organização. É preciso afiná-los com ênfase no negócio e no setor de atuação da empresa”, pontua Bressan.

Com a implantação do MAC, será possível a melhora  no desempenho do colaborador e na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Instituição. Como os cursos serão oferecidos numa plataforma on-line, o conhecimento estará disponível a qualquer hora e lugar, sempre com a possibilidade de assistir novamente a um determinado treinamento, disponível a baixo custo e sem nenhum encargo de deslocamento.

"É um momento único para a Instituição em que as unidades cadastradas no sistema Oracle estão integradas num único ambiente, são elas: Higienópolis, Campinas, Alphaville, Rio de Janeiro, Brasília e Palmas. Nosso sistema está preparado para segmentar as ações de desenvolvimento por filial, área e por cargos. Ao mesmo tempo em que ampliamos o alcance de desenvolvimento dos colaboradores, temos a possibilidade de elaborar programas e cursos que melhor atendam  às necessidades das demais unidades com mais assertividade, respeitando a realidade local e suas especificidades", adiciona Bressan.

“É a conveniência de se poder fazer o curso no momento mais apropriado para o colaborador, dando a ele a opção de encaixar no seu cotidiano da forma mais adequada e podendo se atualizar, rever materiais e se desenvolver de qualquer lugar, seja pelo computador ou mesmo pelo celular”, reitera o gestor do Setor de Desenvolvimento de Sistemas do Mackenzie, Demerval Neto, responsável pela parte técnica do MAC.

Cursos

As formações do MAC serão divididas em cinco "escolas", que representam grandes áreas e aspectos a serem desenvolvidos: Identidade Mackenzie; Excelência Funcional; Ser Sustentável; Atitude Mackenzista; e Liderança Estratégica. Dentro de cada uma, haverá cursos obrigatórios, sugeridos, livres e gestão por competências, voltado para desenvolvimento de qualidades corporativas individuais e coletivas. Os cursos terão ainda quatro modalidades: on-line, presencial, on-line com tutor e Blended (semipresencial).

“A Instituição disponibilizará trilhas de aprendizagem desenhadas de acordo com o seu perfil profissional, para o seu cargo, com base no que a organização espera que tenha como repertório base para a sua atuação profissional. Além de outras capacitações livres que vão agregar muito a todos os colaboradores”, completa Bressan.