Com o objetivo de ampliar a pesquisa clínica e impulsionar parcerias internacionais, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) participou, durante o mês de novembro, de um encontro promovido pela Fundação Araucária, que reuniu órgãos governamentais, segmentos do setor, instituições de ensino superior e representantes da área da saúde do Paraná.
O evento visou a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde, que pretende fortalecer a cooperação e a inovação em saúde entre o Paraná e a Catalunha. Estiveram presentes representantes das universidades de Barcelona e Pompeu Fabra, além do Hospital Universitário Vall d’Hebron, localizado em Barcelona.
Pelo HUEM, participaram a gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa, Nathalia Corrêa, e a coordenadora técnica do Banco de Multitecidos Humanos, Luciana Wollmann. Para Nathalia, a parceria estratégica com instituições da Catalunha demonstra o potencial de crescimento institucional e fortalece um ambiente colaborativo que impulsiona a inovação, o desenvolvimento científico e novas oportunidades para os hospitais universitários.
“Parabenizo a Fundação Araucária por liderar iniciativas que aproximam hospitais, universidades e institutos, ampliando a pesquisa clínica e a internacionalização de projetos no Paraná”, destacou a gerente do HUEM.
Inovação que chega ao paciente
Com uma estrutura que valoriza o ensino e a inovação, o HUEM prioriza a capacitação de suas equipes, mantendo o foco em parcerias estratégicas. Dessa forma, busca ser referência em pesquisa clínica, levando benefícios diretos aos pacientes, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com vocação filantrópica, a instituição realiza mais de 90% de seus atendimentos pelo SUS. O crescimento do Hospital Mackenzie como centro de excelência em pesquisa clínica visa oferecer acesso a tratamentos de ponta para todos os cidadãos e cidadãs.




