Projeto de arquitetura com lápis em cima

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM é premiada em Mostra Nacional

Discentes e docentes trabalharam juntos na execução dos trabalhos 

01.06.202116h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM é premiada em Mostra Nacional

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, teve importante participação na Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos, um só mundo. Arquitetura 21.UIA Rio 2021”, concursos que ocorrem simultaneamente e são voltados para identificar Práticas Pedagógicas do Curso (PPC) e Trabalho Final de Graduação (TFG) promovidos no âmbito do Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA). 

O júri da Mostra era composto também por professores e a FAU recebeu três premiações nas duas categorias. Os trabalhos apresentaram temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, desigualdades de todas as naturezas, dentre outros, mostrando a preocupação dos discentes e docentes com os impactos ambientais e sociais. 

Entre os vencedores estão: Um projeto pedagógico para um só mundo complexo e diverso (PPC), que tem como autores os professores Lucas Fehr, Antonio Fabiano Jr, Viviane Rubio e Paulo Emilio Buarque Ferreira, e alunas Beatriz Pardi, Carolina Park e Gabriela Papi; Uma disciplina em quatro atos (TFG), dos professores Lucas Fehr, Valter Caldana e Ângelo Cecco, e alunos Haniel Saulo Israel, Maria Teresa Antelmo, Raquel Vanini e Sophia Valério.

Levou o 2° lugar na categoria TCC/TFG o trabalho Uma proposta de articulação entre trabalho e território, do aluno Vinicius da Costa e dos professores orientadores Lucas Fehr e Isabel Villac. Já o trabalho selecionado para a Mostra foi  Frestas que ecoam: a produção de arte como instrumento de luta em Heliópolis, da aluna Thayna da Silva Ribeiro, orientada por Antonio Fabiano Jr e Antonio Claudio.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Lucas Fehr, o resultado da Mostra confirma a UPM como uma das principais escolas de Arquitetura e Urbanismo do país. “Comprovada não apenas por sua tradição em ter formado grandes arquitetos do país, mas também por sua capacidade de se renovar, evoluindo constantemente em busca da excelência”, afirma. 

Ainda de acordo com ele, receber tal premiação nas duas categorias da Mostra Prêmio Nacional para estudantes e docentes é de grande alegria para a FAU Mackenzie. “Recebemos três premiações, além de termos um quarto trabalho inscrito, de TFG, indicado também para a Mostra, o que nos dá a certeza de que estamos em um bom caminho, fazendo a coisa certa, e que a escola atingiu um padrão de excelência reconhecida pela comissão da UIA”, destaca o professor.