Estudo sobre alfabetização financeira contra endividamento de universitários vence categoria do Prêmio INFI-FEBRABAN

Trabalho ganhador foi desenvolvido por professores mackenzistas

18.03.202111h07 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Estudo sobre alfabetização financeira contra endividamento de universitários vence categoria do Prêmio INFI-FEBRABAN

No dia 09 de março, os professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Silvia Franco de Oliveira e Denis Forte receberam, em evento virtual, o Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária, os mackenzistas venceram na Categoria C Especial – Educação Financeira com o estudo Melhor Comportamento, Menor Endividamento! Alfabetização Financeira e Endividamento de Universitários de Ciências Sociais de Classe Média de São Paulo. Os docentes apresentaram o trabalho durante a transmissão que ocorreu pela plataforma do YouTube.

“O Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária está entre os principais do país na temática de finanças”, comenta a professora Silvia. “A conquista é o ápice do esforço de anos de pesquisa e publicações de artigos relacionados ao assunto. As conclusões permitirão melhorar a educação financeira e reduzir o endividamento dos estudantes universitários. Para o Mackenzie, a premiação é uma evidência da preocupação da Universidade com a pesquisa sobre um assunto tão relevante para a sociedade”, adiciona ela.

De acordo com o professor Denis Forte, “a educação financeira é um tema que surgiu com muita força após a crise de 2008, principalmente porque os governos e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) passaram a incentivar e promover estudos relativos a esse assunto”.

Silvia e Forte decidiram destrinchar o tema após observarem o desequilíbrio da economia e da educação brasileira, e produziram um estudo que “apresenta um lado social necessário, que é a promoção de um trabalho de ensino que incentive o conhecimento de assuntos relacionados ao endividamento, como juros, prestações e empréstimos e que, depois, fazem com que o tomador dessa dívida não consiga sair desse estado”, comenta Forte.

Segundo Silvia, o estudo visou identificar o efeito dos fatores comportamentais de conhecimento financeiro sobre o nível de endividamento dos estudantes universitários de ciências sociais e aplicadas.

“Dessa forma, o material chegou à conclusão de que é necessário focar na influência do comportamento do estudante, já que, assim, o estudante buscará o conhecimento necessário para tomar suas decisões financeiras pessoais”.

Veja abaixo a transmissão da premiação realizada pelo INFI-Instituto FEBRABAN de Educação, que é a escola de finanças e negócios Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN):