Pesquisa e Inovação

Debate de Ciência de Dados destaca inovação e transformação digital na FPM Rio

Evento reuniu especialistas para discutir impactos da inteligência artificial e do uso de dados na sociedade e nos negócios

26.11.202513h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Debate de Ciência de Dados destaca inovação e transformação digital na FPM Rio

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, um encontro sobre Ciência de Dados, que reuniu alunos, docentes e convidados do mercado para debater os impactos da inteligência artificial e do uso de dados na sociedade, na economia e dentro das organizações.

O especialista Luca Schirru, coordenador de pesquisa do Centre on Knowledge Governance, abriu o encontro falando sobre Direitos Autorais, Dados e Inteligência Artificial, abordando as implicações legais e éticas do uso de dados e da produção de conteúdo por sistemas de IA. Em seguida, o Head de Inovação da empresa Smarthis, Luiz Pinho, explicou como a instituição apoia a transformação digital de grandes empresas utilizando dados, automações e IA.

Também estiveram presentes os especialistas Rafael Bahiense, Thiago Estheves e José Hegendorne, que apresentaram o estudo de caso "IA na Engenharia: otimização por colônia de formigas na produção agrícola"; Ramon de Souza Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o estudo de caso "Transformação digital na contabilidade"; Gabriel Portela Mello, do Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), que fez uma análise comparativa entre PYSPARK (DataFrame API) e SPARK SQL (SQL em pipelines); e, por fim, João Gabriel do Amaral Pereira, também da COPPE/UFRJ, que apresentou o trabalho "Previsão de demanda da rede cicloviária na cidade de Niterói".

Durante os dois dias de evento, foram apresentados casos práticos de aplicação de análise de dados, automação de processos e soluções baseadas em IA para otimizar a tomada de decisão e aumentar a eficiência operacional. O foco esteve em como a integração entre tecnologia e estratégia de negócios possibilita inovação, competitividade e adaptação às mudanças do mercado.

"Os encontros destacaram tanto os desafios éticos e jurídicos do uso da inteligência artificial quanto as oportunidades práticas que ela oferece para empresas e para o desenvolvimento da sociedade digital. A Semana de Ciência de Dados reforçou a importância de unir conhecimento técnico, responsabilidade ética e visão estratégica na formação dos futuros profissionais da área", afirmou o coordenador de Ciência de Dados, Antônio José Dias da Silva.