Atualidades

Cinco alimentos que auxiliam a concentração na hora do estudo

Saiba os benefícios que cada alimento desempenha na sua atividade cerebral

20.02.202010h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cinco alimentos que auxiliam a concentração na hora do estudo

Cuidar do corpo e manter a alimentação balanceada são recomendações certeiras para uma vida mais saudável, porém, você já pensou como alguns alimentos podem ajudar você a estudar melhor? Recentes pesquisas apontam que alguns alimentos melhoram a atividade cerebral e a capacidade cognitiva, por isso, a professora de Nutrição, Renata Furlan Viebig, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) indicou cinco grupos de alimentos que estimulam a concentração e o raciocínio.

Oleaginosas

“Alimentos de origem vegetal, ricos em selênio e vitamina E, importantes antioxidantes. Possuem também gorduras insaturadas, que ajudam no funcionamento do cérebro e no desempenho acadêmico. São exemplos de oleaginosas: castanhas de caju e do Pará, amêndoas, amendoim, avelãs. Sementes de linhaça, gergelim e girassol apresentam este mesmo potencial antioxidante”.

Peixes de águas frias e profundas

“O salmão é a principal fonte de um tipo de ácido graxo, o ômega-3, que afeta a sinalização entre neurônios e a síntese de neurotransmissores, aprimorando a condução do impulso nervoso e interpretação das mensagens no cérebro. Para ter os benefícios do consumo de peixes no funcionamento cognitivo e prevenção de depressão, é aconselhável consumir estes alimentos de duas a três vezes na semana”. 

Frutas vermelhas, amarelo-alaranjadas e cítricas

“Frutas como morango, cereja, romã, amora, possuem em sua composição os flavonoides, o ácido elágico e outras substâncias que já foram relacionadas à diversos benefícios para a saúde, entre eles o efeito antioxidante, que melhora a ação dos neurotransmissores. Nas amarelo-alaranjadas, a presença notável de carotenóides, como o beta-caroteno, exerce importante papel protetor antioxidante e de preservação da capacidade cognitiva. No caso das cítricas, como laranja, limão, tangerina e acerola, a vitamina C é a mais presente, com importante papel contra o estresse oxidativo no organismo”.

Ovos

“A colina está associada ao aprendizado e a comunicação entre neurônios. A principal fonte alimentar de colina dos brasileiros é a gema de ovo, que possui também substâncias antioxidantes como os carotenóides, precursores da vitamina A. Apesar deste benefício, é preciso ter atenção ao consumo excessivo de gemas de ovos, pela grande presença de colesterol dietético neste. É recomendável a ingestão de até um ovo ao dia”.

Cereais integrais

“Fontes de fibras alimentares e vitaminas do Complexo B, as quais têm importante papel neuroprotetor, prevenindo o declínio cognitivo. Os cereais integrais podem ser consumidos na forma de mingau de aveia, misturados com leite e iogurte ou em preparações como bolos e pães, além de arroz e massas integrais”.