Na última segunda-feira, 17 de novembro, ocorreu a final do Concurso de Cozinha Coreana 2025: Jang, realizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB). O campeão do concurso foi Guilherme Novaes, aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Finalista em primeiro lugar, ele ganhou uma viagem completa para a Coreia do Sul.
O interesse de Guilherme pela culinária oriental surgiu por meio de pesquisas, que impulsionaram sua curiosidade a buscar pratos típicos de outros lugares, como China e Japão. “Eu simplesmente pesquisei sobre a cultura e os pratos da Coreia e acabei achando de grande interesse. O prato que mais me chamou atenção foi o bibimbap”, contou.
O tema Jang se refere aos molhos e pastas fermentadas que constituem a base da culinária tradicional sul-coreana, como ganjang, doenjang e gochujang. Guilherme contou que, para alcançar o resultado vencedor, foi necessária uma vasta pesquisa e diversos testes com os pratos, pois, para ele, o uso dos jangs foi desafiador. “Eu estava bem nervoso e com medo de não ganhar, pois os pratos dos outros competidores eram lindos, e foi bem desafiador usar os jangs”, relatou.
Guilherme disse que seu maior desafio durante a competição foi encontrar harmonia na cozinha. Lidar com diversos passos da receita ao mesmo tempo e com a pressão da prova foi trabalhoso. “Durante a prova, meu maior desafio foi a quantidade de bocas de fogão que eu tinha disponível, fora que eu também acabei queimando o arroz que tinha preparado, mas, por sorte, outra competidora tinha sobrando e pôde me emprestar”, disse.
Após tanto esforço, Guilherme ficou sem palavras quando foi anunciado como vencedor. “Eu fiquei sem palavras quando anunciaram meu nome. A vontade que eu tinha era de sair gritando e chorando até não dar mais. Eu fiquei realmente muito feliz de ter vencido”, destacou.
Como prêmio da competição, Guilherme ganhou uma viagem para a Coreia do Sul com tudo incluso. Ele espera aprender mais sobre a cultura e a culinária coreana, aproveitando a oportunidade para experimentar pratos típicos. “Quero conhecer ainda mais da cultura coreana e poder pesquisar e provar todos os tipos de pratos e bebidas tradicionais. Também espero poder levar para casa algumas lembrancinhas”, finalizou.






