Ação humanizada prepara pacientes para colocação de prótese no quadril

Reunião explicativa deixa os pacientes bem informados e familiarizados com os profissionais

21.03.202416h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ação humanizada prepara pacientes para colocação de prótese no quadril

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu, nesta quinta-feira, 21 de março, 25 pacientes que farão cirurgia para colocação de prótese no quadril durante o mês de maio, pelo SUS. Eles participaram de uma reunião conduzida pelos ortopedistas Paulo Alencar e Christiano Saliba, que é o chefe do serviço de cirurgia no quadril do HUEM.

Foi um encontro para informar os pacientes sobre todos os detalhes da operação, explicar os possíveis riscos, e principalmente, estabelecer um vínculo com a equipe médica, de fisioterapia e enfermagem. Uma ação humanizada que gera confiança e favorece a reabilitação, diminuindo o tempo de internação hospitalar.

“A aproximação de pacientes com os profissionais, cerca de um mês antes da cirurgia, é muito importante, pois eles sentem-se acolhidos pela instituição e familiarizados com a equipe. O fato de estarem bem informados resulta em um sentimento de segurança e isso reflete até na diminuição no nível de dor sentida”, explica Alencar.

Satisfeita

Natural de Andirá, no norte do Paraná, a cabeleireira Vitória Pietra, de 19 anos, nasceu com uma luxação congênita no quadril. Aos dois anos de idade fez um enxerto e há 16 anos faz acompanhamento no HUEM. Tem dificuldade para caminhar e sente muitas dores.

Ansiosa pela cirurgia, ela, que é a mãe da pequena Catharine, de nove meses, saiu satisfeita da reunião. “Reunião muito explicativa, rica em detalhes, consegui tirar todas as dúvidas. Conto os dias para a cirurgia, porque vai me ajudar no cuidado com a minha filha”, ressaltou.

Vitória veio para Curitiba acompanhada da mãe, Rosimara Olímpio, que destacou as melhorias no hospital desde que o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) passou a ser o mantenedor.

“Ela trata aqui há 16 anos e foi visível a diferença desde que mudou para o Mackenzie, desde a qualidade das instalações, equipe, ficou até mais rápido o atendimento”, afirma.

Orientações

Os pacientes já haviam passado por diagnóstico no ambulatório do HUEM. Na reunião também receberam orientações para o pós-cirúrgico, como a importância da fisioterapia e de caminhadas. O dr. Paulo Alencar explica que pessoas que andam pouco têm maior risco de quedas, pois tem menos coordenação, equilíbrio e força muscular.

Estiveram presentes os médicos ortopedistas especializados em quadril Lucas Resende e Rafael Garcia; o fisioterapeuta Diego Dalagranna, a enfermeira Carla Siqueira e a colaboradora do administrativo Angelita Malinowski, que entregou para cada paciente a lista de exames a serem realizados antes da cirurgia.

Cirurgia

A operação, que visa melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores e falta de mobilidade, leva entre uma e duas horas, com anestesia somente da cintura para baixo, normalmente não requer transfusão de sangue e tem um tempo médio de internação de 48 horas. No dia seguinte ao procedimento, o paciente já pode colocar o pé no chão.

“É uma cirurgia padronizada, os procedimentos são muito parecidos um com os outros. Nossa equipe é toda especializada e quanto mais cirurgias são feitas, maior é o índice de sucesso”, diz Alencar.

O Hospital Mackenzie demonstra mais uma vez o compromisso com uma medicina humanizada, que visa o melhor tratamento, com mais conforto para os pacientes e familiares.