Eventos

25 anos do curso de Jornalismo: a atuação do profissional dentro e fora das redações

Evento discutiu os caminhos do jornalismo e homenageou os professores do curso 

06.05.202517h49 Tainá Fonseca, sob supervisão de Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

25 anos do curso de Jornalismo: a atuação do profissional dentro e fora das redações

O curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) completa 25 anos e, como parte das comemorações, realizou na última terça-feira, 29 de abril, uma série de palestras em torno da temática “O Jornalismo está em trânsito, e nós?”, com convidados especiais para o debate sobre as oportunidades e o futuro da profissão.  

Parte da programação, a palestra “O jornalismo em trânsito, dentro e fora das redações”, mediada pelo professor Vanderlei Dias, contou com os antigos mackenzistas Ricardo Vendramel, que atua na área de Relações Governamentais da Shopee, e Thais Drummond, que trabalha na Warner Bros Discovery. 

Antes do início da palestra, o diretor do CCL, professor Rafael Fonseca Santos, deu as boas-vindas aos convidados, professores e alunos presentes no evento. “Ver o crescimento dos nossos alunos é sempre uma alegria e ser mackenzistas é ter esse pertencimento”, disse o diretor.   

A antiga aluna Thais Drummond contou sobre a sua trajetória no jornalismo, que teve início na televisão, quando os programas ainda eram gravados em fitas. “Era fita aberta, eu editava em fitas e corria para o switcher para entregar o conteúdo e colocar para rodar. Hoje em dia, você tem a informação na palma da mão e tudo muito rápido”, apontou Thais.   

Hoje trabalhando com streamings, Thais observa que o jornalista tem um papel multifuncional, tendo que saber produzir, editar e publicar a informação para o público. “Dentro da jornada de trabalho dá pra ver o quanto modifica começar na televisão com fita, e aí vira um digital no qual você mesmo edita e publica a informação, é algo que a gente teve que aprender”, refletiu. 

Já Rodrigo Vendrame teve outra experiência com o jornalismo. Apesar de ter escolhido a profissão pensando em trabalhar com redação, por gostar de muitos assuntos e de escrever, a área que ele se estabeleceu foi a de assessoria de imprensa, começando na Subprefeitura de Pinheiros logo depois de se formar. “Foi assim que iniciei minha carreira, foi um super aprendizado e fiquei seis anos na assessoria de imprensa da Subprefeitura”, contou Rodrigo.  

Com a experiência em assessoria, Rodrigo complementou seus conhecimentos com uma graduação em Direito, para lidar melhor com legislações e leis. Assim, passando a trabalhar com a assessoria legislativa e política. “Minha carreira acabou seguindo para a área jurídica, coisa que eu não imaginava, porque o jornalismo foi me abrindo as portas”, apontou.  

Ao final do evento, para prestigiar os professores que fizeram parte da história do curso de Jornalismo da UPM, ocorreu uma premiação, onde os professores Vanderlei Dias, Paulo Ranieri e Hugo Harris entregaram os troféus e participaram de uma sessão de fotos para eternizar o momento.